Notícia
BCE sugere redução de juros na próxima quinta-feira
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Wim Duisenberg, afirmou hoje que a inflação na Zona Euro irá cair, acompanhando o abrandamento do crescimento económico, sugerindo um corte na taxa de juro na reunião da próxima quinta-feira.
«Desde a nossa última reunião, os dados têm vindo a evidenciar alguma redução das pressões inflacionistas, e os riscos negativos para o crescimento económico ainda não desapareceram», afirmou hoje Duisenberg perante o Comité Económico e Monetário do Parlamento Europeu.
O banco central tem vindo a evitar um corte nos juros no último ano, tornando a luta contra a inflação como prioridade, à medida que a economia dos 12 estagna e o desemprego aumenta.
A economia europeia deverá crescer 0,8% em 2002, o ritmo mais lento desde a recessão de 1993, segundo as previsões da Comissão Europeia. O desemprego, por seu lado, deverá registar uma subida para 8,3% em 2003, contra os 8,2% previstos para o corrente ano.
A generalidade dos analistas aposta numa redução das taxas de juro na Zona Euro, uma decisão que deverá ser anunciada na próxima quinta-feira. A taxa refinanciadora junto ao banco central está actualmente nos 3,25%.
Na última reunião do BCE, Duisenberg justificou a manutenção das taxas directores, devido a divisões no seio dos 18 membros do conselho de política monetária. Desde então, pelo menos 10 desses responsáveis deram indicações favoráveis a um corte nos juros.