Notícia
Banco Central Europeu mantém a taxa de juro nos 3,25%
O Banco Central Europeu manteve hoje inalterada as taxas de juro da Zona Euro, Wim Duisenberg, presidente da instituição, entende que a economia europeia necessita de estabilidade para recuperar do crescimento mais lento dos últimos nove anos.
A maioria dos analistas previa que a manutenção do preço do dinheiro, com os contratos de futuros sobre as taxas de juro a indiciarem que o mercado espera um corte de 25 pontos base até final do ano.
A inflação na Zona Euro situou-se, em Setembro, no máximo dos últimos cinco meses ao atingir os 2,2%. Este valor supera o limite máximo de 2% estabelecido pelo Banco Central Europeu para a evolução generalizada dos preços.
O presidente do BCE espera que a inflação na Zona Euro se mantenha perto dos 2% este ano e que em 2003 desça abaixo desse valor.
A inflação na Alemanha, maior economia europeia, registou um abrandamento em Setembro de 0,1% face ao mês anterior, colocando a taxa de inflação homóloga abaixo dos 1,1% de Agosto.
Este valor representa uma revisão face às estimativas preliminares avançada a 24 de Setembro e que apontavam para uma aceleração nos preços de 1,1%.