Notícia
Banco Central de Inglaterra mantém taxa de juro nos 4%
O Banco Central de Inglaterra manteve a taxa de juro inalterada nos 4%, e em linha com o previsto pelos analistas, com a economia britânica a dar sinais de que não seguirá a recessão das principais economias mundiais.
A entidade responsável pela política monetária do Reino Unido diminuiu a sua principal taxa de juro por seis vezes, desde o início do ano, colocando o custo do dinheiro no valor mais baixo desde 1964, com o objectivo estimular os gastos dos consumidores, que representa 60% do produto interno bruto (PIB) britânico.
Segundo os analistas, citados pelas agências internacionais, «a economia britânica está em melhor situação que as restantes principais economias mundiais».
O PIB do Reino Unido cresceu 0,5% no terceiro trimestre, enquanto o da Alemanha contraiu 0,1%, depois de ter estagnado no trimestre anterior.
A economia norte-americana no terceiro trimestre contraiu ao ritmo anual de 1,1%, enquanto a economia do Japão regista o pior comportamento das últimas duas décadas.
Na Zona Euro, a taxa de juro situa-se nos 3,25%, enquanto nos Estados Unidos o custo do dinheiro é de 2%, o valor mais baixo dos últimos 40 anos.