Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aumentos na Função Pública e injeção na TAP podem ser feitos em duodécimos, diz Leão

O ministro das Finanças diz, em entrevista ao Público e à Renascença, que os subsídios de férias e de Natal vão permitir aumentar os salários dos funcionários públicos.

Em 2020, a dívida pública atingiu 135,2% do PIB. A almofada de liquidez valia 17 mil milhões de euros.
Tiago Sousa Dias
25 de Novembro de 2021 às 08:45
  • ...
O ministro das Finanças, João Leão, garante, em entrevista ao Público e à Renascença, que será possível aumentar os salários na Função Pública e executar a injeção de capital na TAP em duodécimos. 

Questionado sobre como é que, em duodécimos, irá buscar dinheiro para os aumentos salariais na Função Pública, Leão explica que, desta forma, "podemos executar 1/12 em cada mês", notando que será a margem concedida pelos subsídios de férias e de Natal que vai permitir subir estes salários. 

Sobre a TAP, o ministro refere que "há uma parte que conseguimos transferir já que é a compensação pelo efeito da covid-19 e isso não depende do plano". Depois, "mal o plano de reestruturação esteja aprovado, contamos fazer uma nova injeção de capital na TAP. Gostaríamos de a fazer ainda este ano, mas também a podemos fazer em duodécimos". 

Leão diz ainda acreditar que será possível apresentar um Orçamento do Estado em março, caso António Costa consiga formar Governo, numa entrevista em que revelou ainda algumas medidas que poderão vir hoje a ser anunciadas, como o "uso de máscara", do certificado, "mais testes" e medidas para garantir que "as pessoas que chegam a Portugal não tenham covid", afastando restrições que afetem o comércio.
Ver comentários
Saber mais Função Pública João Leão TAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio