Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atividade na zona euro abranda em dezembro devido à subida de contágios com covid-19

A Markit explica que a desaceleração da atividade se deveu ao abrandamento do setor dos serviços perante a "queda acentuada" do turismo e lazer devido ao recrudescimento da pandemia e à imposição de novas restrições.

Previsões mais recentes apontam para uma forte recuperação da economia, atingindo os níveis pré-pandemia em meados do próximo ano.
Luís Guerreiro
16 de Dezembro de 2021 às 11:35
  • 1
  • ...
A atividade na zona euro abrandou em dezembro devido ao aumento dos contágios com covid-19, que pesou no setor dos serviços, enquanto os preços mantiveram uma forte tendência ascendente, anunciou esta quinta-feira a consultora Markit.

O indicador 'flash' PMI (Purchasing Managers' Index) composto publicado esta quinta-feira pela consultora Markit desceu para 53,4 pontos em dezembro, contra 55,4 em novembro e o nível mais baixo em nove meses, mas ainda acima dos 50 pontos que separam o crescimento da contração.

A Markit explica que a desaceleração da atividade se deveu ao abrandamento do setor dos serviços perante a "queda acentuada" do turismo e lazer devido ao recrudescimento da pandemia e à imposição de novas restrições.

As encomendas do setor dos serviços caíram para o nível mais baixo desde maio.

Esta evolução não pôde ser compensada por uma maior produção da indústria transformadora, impulsionada por menores problemas de abastecimento, afirma a Markit.

A atenuação dos problemas de abastecimento também ajudou a abrandar as pressões inflacionistas, com os preços pagos e cobrados a subir menos acentuadamente do que em novembro, embora os custos mais elevados de transporte marítimo, energia e mão-de-obra continuassem a impulsionar os preços.

O crescimento do emprego foi sustentado em dezembro, especialmente na indústria transformadora.

As expectativas para o futuro melhoraram perante as esperanças de resolver os problemas de abastecimento, embora tenham permanecido no segundo nível mais baixo desde janeiro devido à pandemia.

Por países, na Alemanha o crescimento estagnou devido à queda de novas encomendas, enquanto em França a atividade cresceu "a um ritmo sólido".
Ver comentários
Saber mais Markit economia negócios e finanças macroeconomia indústria transformadora conjuntura Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio