Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As mulheres que mais marcaram 2011

Veja as doze figuras femininas que mais marcaram a actualidade deste ano, mês a mês, de acordo com um estudo do "BBC News".

29 de Dezembro de 2011 às 12:52
  • ...
Foram escolhidas as doze mulheres que mais marcaram o ano 2011, as quais fizeram manchetes e deram que falar. De Janeiro a Dezembro foi eleita uma mulher marcante, cuja acção não deixou o mundo indiferente, de acordo com um estudo do “BBC News”.

Gabrielle Giffords, Adele, Eman al-Obeidi, Pippa Middleton, Nafissatou Diallo, Li Na, Princesa Charlene, Michele Bachmann, a Presidente Dilma Rousseff, a Duquesa de Alba, Corporal Kelsey de Santis, e a fêmea do casal de pandas da China, foram as doze eleitas.

Em Janeiro destacou-se a congressista norte-americana Gabrielle Giffords (na foto), que foi alvejada no cérebro por um homem armado durante um evento aberto em Tucson, Arizona.

O homem matou seis pessoas e feriu 13, incluindo Giffords, que foi submetida a uma intervenção cirúrgica ao cérebro de emergência. Em Agosto, quando já estava parcialmente recuperada, Giffords apareceu no Congresso para votar o aumento do limite da dívida dos Estados Unidos, o que lhe valeu uma aclamação de todos os congressistas de pé.

No mês de Fevereiro surge a cantora Adele (em baixo), após a realização do seu single “Someone Like You” ter batido tops nas tabelas. O tema da cantora foi directo ao número um nos tops do Reino Unido.

Também o álbum 21, do qual foi retirada a canção, já se encontrava nos tops de vendas. Adele consagrou-se assim a primeira artista viva a alcançar dois top-cinco simultaneamente, no álbum e no single, desde os Beatles.

O single “Someone Like You” tornou-se o número um em todo o mundo e o álbum 21 também alcançou os tops das tabelas em 18 países. Adele recebeu seis nomeações para os Grammy e integrou a lista das melhores artistas do ano, da revista Billboard, à frente de Rihanna e Lady Gaga.








Eman al-Obeidi foi a cara escolhida no mês de Março. A líbia de 29 anos surpreendeu o mundo ao invadir o Hotel Rixos, em Tripoli, e relatar aos media estrangeiros que tinha sido agredida e violada por membros das tropas leais a Muammar Khadafi.

Eman al-Obeidi mostrou cicatrizes e hematomas no seu corpo e foi depois detida e apreendida por oficiais do governo que a interrogaram. Mais tarde foi-lhe concedido asilo nos Estados Unidos.

Pippa Middleton foi a mulher que marcou Abril. A irmã da actual princesa de Inglaterra não passou despercebida no casamento real de Kate e William. Pippa usou um vestido branco da estilista Sarah Burton, e depressa saltou para os sites e revistas como ícone de moda. A jovem de 27 anos é apreciada pela sua beleza e elegância.


Nafissatou Diallo, alegada vítima que acusou Dominique Strauss Kahn de agressão e abuso sexual, marcou o mês de Maio.

Nafissatou Diallo era empregada no hotel Sofitel em Nova Iorque, e chocou o mundo ao acusar o ex-director do FMI de agressão e abuso sexual no quarto do político francês.

O antigo director do FMI foi detido à saída do hotel e permaneceu vários meses em Nova Iorque, onde esteve preso. Por fim, foi declarada a inconsistência no depoimento da vítima e Strauss Kah foi libertado e considerado inocente.




Em Junho destacou-se a tenista chinesa Li Na. A tenista tornou-se a primeira tenista chinesa a chegar a uma final de um torneio Grand Slam, o Open da Austrália de 2011, tendo depois sido derrotada na final pela belga Kim Clijsters. Ainda em 2011 tornou-se a primeira chinesa a vencer um Grand Slam e venceu a francesa Francesca Schiavone na final do Roland Garros.


Charlene Wittstock destacou-se em Julho ao protagonizar o casamento real com o Príncipe Alberto do Mónaco. Charlene, filha de um vendedor de fotocópias em África do Sul, casou-se com um membro de uma das mais antigas famílias reais da Europa.

No entanto, o evento ficou marcado pelos rumores da comunicação social que sugeriram que Charlene esteve perto de regressar a África do Sul após ter descoberto informações da vida privada do Príncipe Alberto. A família real desmentiu os rumores e a ideia de que Charlene só teria ficado para o casamento por pressão da família do Mónaco.




Em Agosto a figura do mês foi a congressista republicana dos Estados Unidos Michele Bachmann, que ganhou uma sondagem pré-eleitoral no seu Estado natal, Iowa. A vitória foi considerada o primeiro grande teste à governação do Presidente Barack Obama.


A política do “Tea Party” ganhou destaque com os seus ataques estridentes a Barack Obama em directo na televisão, principalmente contra as suas reformas na saúde. Porém, desde então, as campanhas dos seus rivais republicanos ofuscaram a sua e a candidata do Iowa está agora muito longe da vitória.




A Presidente Dilma Rousseff marcou o mês de Setembro. Dilma foi a primeira mulher a abrir um debate na Assembleia-geral da ONU.

A brasileira declarou no seu discurso que acredita que o século XXI será o “século das mulheres” e foi fortemente aplaudida. Dilma foi a primeira mulher a ser eleita Presidente no Brasil, e alcançou a reputação de reformista económica.

O foco principal do seu discurso na ONU foi a necessidade de acções concertadas para combater a crise económica e de reformar as instituições internacionais para reflectirem a alteração no equilíbrio do poder global.

A Duquesa de Alba, uma das mulheres mais ricas de Espanha, marcou o mês de Outubro, ao casar-se novamente aos 85 anos com um funcionário público 24 anos mais novo, Alfonso Diez Carabantes. O casamento realizou-se no Palácio de Sevilha.

A fortuna da Duquesa está avaliada em mais de 4 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros). A Duquesa de Alba dissipou as suspeitas da sua família sobre o possível interesse do seu marido e dividiu a sua fortuna entre os seus filhos e netos. O seu marido renunciou ao seu direito à fortuna.

Kelsey de Santis, fuzileira da Marinha dos Estados Unidos, realizou o seu sonho e marcou o mês de Novembro. A fuzileira convidou o actor e cantor Justin Timberlake, através de um vídeo no Youtube, para acompanhá-la num baile. Timberlake aceitou e acompanhou Kelsey ao baile do Corpo de Fuzileiros Navais.

Kelsey de Santis ganhou coragem para convidar Timberlake após um militar da Marinha ter convidado Mila Kunis para o acompanhar a um baile e a actriz ter aceite.

O casal de pandas, um macho e uma fêmea, que chegaram à Escócia foram as “estrelas” do mês de Dezembro. Os dois pandas gigantes, a fêmea Tian Tian, e o macho Yang Guang, originários da China, foram transferidos para o Zoológico de Edimburgo no início de Dezembro, após cinco anos de negociações entre a China e o Governo britânico. Os responsáveis do Zoológico escocês consideraram o evento da chegada dos pandas como “uma ocasião histórica” para o Reino Unido.

O macho Yang Guang, cujo nome significa “Raio de sol”, e a fêmea Tian Tian, nome que significa “Docinho”, são as novas estrelas do Zoológico escocês e têm ambos oito anos. Os pandas irão ficar na Escócia pelo menos dez anos.

A China cobrou uma quantia de 815 mil euros pelo "aluguer" dos pandas, que chegaram à Escócia no dia 4 de Dezembro num Boeing 777 da FedEx, designado como “Panda Express”. As autoridades escocesas esperam que os pandas se reproduzam durante nos próximos 10 anos.

Ver comentários
Saber mais mulheres meses figuras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio