Notícia
Afinal, há ou não sardinha no mar?
Pelo segundo ano consecutivo, os cientistas recomendam a suspensão total da captura de sardinha. Os pescadores garantem que há muita sardinha no mar. Em que ficamos? O editor executivo do Negócios, Manuel Esteves, dá-lhe algumas pistas.
O Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês) acaba de divulgar o seu parecer anual sobre a pesca da sardinha no qual reitera a recomendação de suspensão total da pesca de sardinha. E os termos usados são duros.
"Deve haver captura zero em 2019", afirma de forma peremptória o parecer científico do organismo que aconselha a Comissão Europeia sobre estas matérias. A explicação é simples: o nível de biomassa (peixes adultos, com mais de um ano) é inferior a metade do limite biológico de segurança (Blim) considerado adequado para a recuperação da espécie, lembram os cientistas.
O parecer, colocado no site da instituição, diz que "na situação atual, é impossível identificar uma captura acima de zero que seja compatível com a aboardagem MSY", ou seja, aquela que permita aumentar a biomassa de sardinhas adultas acima do limite biológico de segurança do stock (Blim). É por isso que "a mortalidade motivada pela pesca tem de ser reduzida significativamente dos níveis actuais se se quiser que o stock recupere no médio prazo".