Notícia
Produção industrial e exportações da Alemanha aumentaram em Fevereiro
Os dados da produção industrial juntam-se a outros - como a confiança dos empresários e o baixo desemprego - que apontam que o motor da economia europeia está a ganhar ritmo para crescer.
A produção industrial na Alemanha subiu em Fevereiro, sinalizando que o crescimento da maior economia europeia está a ganhar ritmo.
A produção anual cresceu 0,2% em Fevereiro após uma queda de 0,4% em Janeiro, segundo dados do Governo alemão divulgados esta quinta-feira, 9 de Abril.
A impulsionar esta evolução estão as subidas de 1,2% na produção de energia e de bens de investimento. Já a construção caiu 3,1%.
Este valor ficou acima do esperado pelos analistas consultados pela Bloomberg que esperavam um crescimento de 0,1%.
Apesar das encomendas das fábricas terem recuado em Fevereiro, os dados da produção industrial juntam-se a outros que apontam que o motor da economia europeia está a ganhar balanço para crescer. A confiança dos empresários alemães cresceu pelo quinto mês consecutivo em Março e o desemprego está actualmente num mínimo histórico.
Hoje também foram divulgados dados do comércio externo alemão que dão uma perspectiva mais optimista à Alemanha. As exportações cresceram 1,5% em Fevereiro, enquanto as importações aumentaram 1,8%.
Os analistas apontam que as compras do Banco Central Europeu (BCE), assim como a queda do preço do petróleo vão dar uma ajuda à economia alemã.
"Esperamos que o sector industrial alemão continua a crescer robustamente nos próximos meses, apoiado pelo euro fraco, taxas de juro historicamente baixas e fortes fundamentais domésticos", disse à Bloomberg a economista do banco holandês ABN Amro Aline Schuiling.