Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Importações de Portugal registam a segunda maior queda da Zona Euro

As compras de Portugal ao exterior registaram a segunda maior queda da Zona Euro, a par da Bélgica, e superada apenas pela Grécia. As compras portuguesas a países fora da União Europeia recuaram 23%, afectadas pelo efeito Angola.

Pedro Elias/Negócios
15 de Abril de 2015 às 11:41
  • 10
  • ...

Portugal comprou menos bens e serviços ao exterior em Janeiro e Fevereiro. O total de importações recuou 7% face ao período homólogo para 8,9 mil milhões de euros.

 

Esta foi a segunda maior queda da Zona Euro, a par da Bélgica (-7% para 52,7 mil milhões), e superada apenas pela Grécia (-16% para 6,6 mil milhões de euros). Os dados foram divulgados esta quarta-feira, 15 de Abril, pelo Eurostat.

 

As importações nacionais registaram um recuo de 23% das compras a países fora da União Europeia, enquanto as compras a Estados-membros recuaram 1%.

 

A pesar nas exportações e importações portuguesas esteve o efeito Angola, causado pela desvalorização do preço do petróleo. É de destacar que 99% das compras portuguesas a Angola estão relacionadas com combustíveis. Por outro lado, com a queda do preço do petróleo, as compras de Luanda a Lisboa também recuaram.

 

Por Estados-membros, a maior subida nas compras ao exterior teve lugar em Malta com 31% para 800 milhões de euros.

 

As exportações de Portugal cresceram 1% para os 7,8 mil milhões nos meses de Janeiro e Fevereiro face a período homólogo. Enquanto as vendas para os países da União Europeia aumentaram 3%, as vendas para fora do mercado comum caíram 4%.


Chipre liderou o crescimento nas exportações, com uma subida de 70% para 0s 400 milhões. No sentido oposto surge a Grécia com menos 8% face a período homólogo para os 3,9 mil milhões.

 

A balança comercial portuguesa registou um défice de 1,1 mil milhões de euros em Janeiro e Fevereiro, agravando-se em 1,8 mil milhões de euros face a Janeiro e Fevereiro de 2014. A contribuir para o défice estão as compras a países da União Europeia, num total de 1,4 mil milhões de euros.

 

Olhando para o comércio total na Zona Euro, este caiu 2% para os 267,5 mil milhões de euros em Janeiro e Fevereiro face a período homólogo.

 

Já o total de exportações de estados-membros para fora da moeda única cresceu 2% para 308,5 mil milhões de euros. Em sentido contrário, seguem as importações a países de fora da região que recuam 3% para 280,6 mil milhões.

Ver comentários
Saber mais Portugal Zona Euro União Europeia economia negócios e finanças macroeconomia mercado cambial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio