Notícia
Revista do ano: Agosto
Até 30 de Dezembro, o Negócios faz o balanço dos temas nacionais e internacionais que marcaram cada um dos 12 meses do calendário. Embarque na leitura, viaje até ao passado recente e recorde os assuntos, os protagonistas e as frases que vão ficar na história das notícias deste ano de 2013.
Os acontecimentos nacionais que marcaram o mês de Agosto
01 de Agosto. “Pequenas empresas vão pagar menos IRC”
Esta foi a mensagem central da entrevista ao Negócios em que Paulo Núncio apresentou a proposta de reforma de IRC do Governo. O secretário de Estado do Fisco garantiu ainda que não haveria mais aumentos de impostos.
02 de Agosto. Estradas de Portugal necessita de mais mil milhões
A empresa que gere a rede rodoviária nacional terá de começar a pagar em 2014 as sete subconcessões lançadas pelo governo de Sócrates. O Estado terá de arranjar mil milhões em financiamento para fazer face a encargos de 1.400 milhões.
05 de Agosto. Passos aprova decisão de risco que criticou a Sócrates
Governo avançou com a decisão de colocar a Segurança Social a comprar dívida pública até um máximo de 4 mil milhões de euros. Passos Coelho, que na oposição criticou José Sócrates pela mesma razão, alterava os limites máximos de exposição da Previdência à dívida nacional.
06 de Agosto. Cortes nas pensões avançam
O Governo propôs oficialmente aos sindicatos da função pública uma redução geral de 10% em todas as pensões da CGA. Nos dias seguintes, o Negócios avançou com as excepções. Juízes de diplomatas escapam aos cortes (07 de Agosto) e pensionistas da CGD também (08 de Agosto).
8 de Agosto. Agricultura criou dois terços dos novos empregos
Os dados de emprego segundo trimestre surpreenderam pela positiva. Foram criados 74 mil empregos entre Abril e Junho, um recorde de 15 anos. Mas esta não foi a única surpresa: dois em cada três empregos foram criados na agricultura.
13 de Agosto. Bancos estão a financiar arrendamento de casas
O Banco Popular e o ActivoBank lançaram créditos pessoais que permitem pagar os custos iniciais dos contratos, ou mesmo as rendas. A Deco avisa para o risco do incentivo ao endividamento.
16 de Agosto. Crise força clubes a cortaram 20% nos orçamentos
As 16 equipas que disputam o campeonato nacional de futebol encolheram os orçamentos em 20% para a temporada 2013/14. Segundo a contabilidade do Negócios, o Porto cortou 10% de 100 para 90 milhões de euros, o Benfica reduziu em 20% de 50 para 40 milhões e o Sporting foi, entre os três grandes, o que partiu com menos dinheiro: 20 milhões de euros, após corte de 44% que face à temporada 2012/2013.
20 de Agosto. Resultados das cotadas apontam para recuperação do consumo
As vendas nos supermercados inverteram a tendência de queda no segundo trimestre. As receitas de telecomunicações também subiram e o consumo de energia estabilizou. São sinais positivos que chegaram nos resultados e contas do segundo trimestre das cotadas na bolsa de Lisboa.
23 de Agosto. Câmaras apostam na pequena obra antes das eleições
Não há dinheiro para obras sumptuosas, mas há para pequenas obras visíveis e foi isso que as câmaras optaram por fazer nos meses que antecederam as eleições autárquicas de Setembro. Lisboa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão ou Covilhã são exemplos que o Negócios encontrou.
25 de Agosto. António Borges morre
Borges um dos mentores do programa de ajustamento português, primeiro como director no FMI para a Europa e depois como consultor do Governo, faleceu no domingo vítima de cancro.
26 de Agosto. Contas falsas do FMI escondem cortes salariais
O relatório do FMI referente à sétima avaliação ao programa de ajustamento português dava conta de uma elevada frequência de salários estagnados em Portugal, mas escondiam quase 25% das observações, a maior parte delas referentes a cortes salariais.
27 de Agosto. 27% dos trabalhadores teve corte salarial
O Governo acabou por reconhecer que 27% dos salários nacionais sofreram cortes e responsabilizou o FMI pela publicação e uso desadequado dos dados. O Fundo, pelo seu lado, diz que recebeu os números do Executivo e os publicou sem verificar.
29 de Agosto. Constitucional trava despedimentos na Função Pública
O Tribunal considerou inconstitucional a nova lei da mobilidade especial na Função Pública, defendendo que os funcionários admitidos até 2009 não podem ser despedidos, “por violação do princípio da tutela da confiança”. Foi um dos mais duros reveses na estratégia do Governo de cortar despesa.
Os acontecimentos internacionais que marcaram o mês de Agosto
02 de Agosto. Quem vai suceder a Ben Bernanke?
A especulação sobre quem sucederia a Ben Bernanke na Fed correu o mundo após o presidente do EUA ter indicado que já estava à procura de um substituto. Em confronto estavam Janet Yellen e Larry Summers. Entre uma mulher e um machista, a mulher levou a melhor.
07 de Agosto. FMI recomenda que Alemanha estimule procura interna
Na avaliação regular que faz aos seus estados-membros o FMI recomendou à Alemanha que estimulasse a procura interna através de menos consolidação e aumentos salariais. O chefe de missão do Fundo era Subir Lall, que entretanto trocou Berlim por Lisboa.
08 de Agosto. Apple volta a ser empresa mais valiosa da bolsa
No arranque de Agosto, a empresa tecnológica voltou a ser a empresa do mundo mais valiosa em bolsa: 421 mil milhões de euros. A Apple destronou a Exxon Mobil, que ocupou o lugar desde Janeiro, beneficiando de um bom desempenho das vendas do iPhone.
12 de Agosto. Tensão entre Madrid e Londres sobe de tom
Gibraltar, um pequeno território ultramarino britânico, gerou um conflito diplomático intenso entre Madrid e Londres. Depois do Reino Unido ter colocado 70 blocos de cimento no mar que prejudicaram a vida aos pescadores. Os espanhóis apertaram os controlos alfandegários provocando horas de filas de trânsito. A 12 de Agosto Downing Street falou pela primeira vez ameaçando Madrid com acções legais.
15 de Agosto. Autoridades perdoam “baleia de Londres”
Bruno Iksil, da equipa de investimento da JP Morgan, foi o principal nome de um dos escândalos financeiros do ano. O francês fazia parte da equipa que apostou forte em mercados de créditos arriscados, gerando perdas superiores a seis mil milhões de euros, que procurou encobrir ilegalmente. Iksil acabou por não ser acusado pelas autoridades norte-americanos em troca de cooperação.
14 a 19 de Agosto. De Mubarak a Morsi, uma economia à beira do precipício
As manifestações no Egipto tiveram a 14 de Agosto o dia mais duro de confrontos entre os apoiantes e os militares que tinham deposto Mohamed Morsi em Julho. Morreram de centenas de pessoas na semana seguinte. A tensão e confusão no País aumentaram a 19 com o anúncio da decisão dos militares de libertar Hosni Mubarak.
20 de Agosto. Schauble afirma que a Grécia precisa de um terceira ajuda
O ministro das Finanças alemão, a um mês das eleições legislativas no seu país, avançou publicamente o que já se debatia nos corredores da troika. A Grécia precisará de um terceiro resgate em 2014.
22 de Agosto. ONU quer investigar ataques químicos na Síria
Aconteceu a 21 de Agosto, chegou à imprensa mundial a 22, e no dia 23 a ONU solicitou ao Governo sírio a autorização para os peritos das Nações Unidas investigarem as denúncias de um ataque com armas químicas no País.
27 de Agosto. Sintra recebe banqueiros centrais da Zona Euro
Portugal ganhou o concurso internacional para a organização do primeiro “Fórum BCE”, um encontro de banqueiros centrais da Zona Euro, na linha da conhecida reunião norte-americana de Jackson Hole. A primeira edição será em 2014.