Notícia
154 municípios já têm estratégias locais de habitação
O ministro das Infraestruturas e da Habitação disse acreditar que a maioria dos municípios terá este ano as estratégias no âmbito do programa 1º Direito aprovadas.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu esta quarta-feira no Parlamento que são já 154 os municípios com estratégicas locais de habitação, em desenvolvimento ou já entregues.
Questionado sobre o ponto da situação do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação 1.º Direito, o responsável disse ainda que 141 autarquias solicitaram já apoio financeiro, o qual foi concedido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
"Acreditamos que no decurso deste ano a esmagadora maioria dos municípios terão as estratégias aprovadas", frisou.
Na audição para prestar esclarecimentos sobre a utilização de contentores para a habitação dos trabalhadores temporários das explorações agrícolas inseridas no Perímetro de Rega do Mira, Pedro Nuno Santos garantiu que está a ser trabalhada uma solução definitiva para esses trabalhadores, admitindo não ser possível "em pouco tempo dar uma resposta às necessidades para resolver a habitação indigna".
"Estamos conscientes do problema, Esta é uma solução temporária, Queremos que se chegue a uma solução definitiva para aqueles trabalhadores", afirmou o governante, remetendo para o grupo de trabalho que foi criado e que "tem como objetivo definir a estratégia para que se chegue a uma solução permanente".