Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tintim no Congo rende 39.000 euros

A primeira banda desenhada a cores da personagem Tintim, editada em 1948 com a sua aventura no Congo, foi arrematada por 39.000 euros num leilão online.

Negócios 01 de Junho de 2016 às 22:56
  • ...

Um exemplar de Tintim no Congo, editado em 1948 – o primeiro livro a cores desta banda desenhada da célebre personagem de Hergé – foi vendido na noite do passado domingo, 31 de Maio, por 39.000 euros na plataforma Catawaki, o maior portal de leilões online na Europa, diz o El Mundo.

 

Esta edição, sem qualquer texto, e da qual só existem sete exemplares conhecidos em todo o mundo, acabou assim por se tornou no ‘comics’ mais caro do mundo.

 

Um dos aspectos mais característicos deste exemplar é que se trata de um protótipo inédito que a editora Casterman usou na fase de pré-venda – pelo que não tem título nem texto no interior, mas apenas as ilustrações de cada vinheta, salienta o Estrella Digital.

 

Segundo Jacques Pels, leiloeiro profissional da Catawaki e especialista em ‘comics’, "os antigos livros de banda desenhada do Tintim eram muito frágeis, por isso actualmente são poucos os que estão em tão boas condições como o que colocámos em licitação".

 

Este exemplar, refere a mesma fonte, viu-se envolvido nalgumas polémicas, como uma denúncia por parte de um congolês junto de um tribunal belga, que dizia que a publicação fazia uma apologia ao racismo. No entanto, o juiz encarregado do processo considerou que este ‘comics’ era somente um testemunho da História e arquivou a queixa. 

Ver comentários
Saber mais Congo Hergé Jacques Pels comics leilão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio