Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uma batata que valeu um milhão de euros

A fotografia de uma batata foi vendida pela soma de um milhão de euros. O comprador foi um empresário europeu anónimo. O fotógrafo, Kevin Abosch, revelou que o negócio foi alcançado depois de alguns copos de vinho.

27 de Janeiro de 2016 às 19:30
  • 10
  • ...

O conhecido fotógrafo Kevin Abosch já fotografou celebridades como Johnny Depp, Malala Yousafzai ou Yoko Ono, mas a peça mais cara de sempre da sua colecção foi a foto de uma batata, vendida por um milhão de euros, escreve esta quarta-feira, 27 de Janeiro, a CNN.

 

"Potato #345" é o retrato de uma batata orgânica irlandesa que captou o interesse de um empresário europeu durante um jantar em casa do fotógrafo Kevin Abosch, em Paris. A obra foi arrematada por um milhão de euros depois de alguns copos de vinho, conta o artista irlandês.

 

Este foi o maior negócio do fotógrafo, que normalmente vende os seus trabalhos por valores a rondar os 500 mil dólares (460 mil euros). Kevin Abosch já fotografou celebridades como Johnny Dep, Malala Yousafzai, Bob Geldof, Steven Spielberg ou Yoko Ono e, em 2013, três obras suas foram mesmo compradas pelo National Gallery of Ireland.

 

A foto do famoso tubérculo é explicada pelo fotógrafo como sendo um paralelo entre os humanos e as batatas: "Vejo muitas semelhanças entre os seres humanos e as batatas no que toca às nossas relações individuais dentro de uma espécie colectiva".

 

"Utilizei a batata como uma aproximação ao estudo ontológico da espécie humana", acrescenta Kevin Abosch.

 

Se o preço desta venda for confirmado, a "Potato #345" torna-se na 15.ª foto mais cara. A foto mais cara de sempre foi tirada por Andreas Gursky e tem o nome de "Rhein II", tendo alcançado os 4,3 milhões de dólares (perto de 4 milhões de euros) num leilão da Christie’s, em 2011.

Ver comentários
Saber mais fotografia batata Kevin Abosch
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio