Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Argo" e "Vida de Pi" triunfam nos Óscares 2013

O filme "Argo" venceu hoje o Óscar de melhor filme, numa noite de prémios repartidos e em que "A vida de Pi" foi a película mais galardoada, com quatro estatuetas.

Reuters
25 de Fevereiro de 2013 às 07:27
  • 1
  • ...

"Argo" conseguiu três estatuetas douradas, as mesmas de "Os Miseráveis", enquanto "Lincoln", nomeado em 12 categorias, conquistou apenas dois Óscares, tal como "007- Skyfall" e "Django libertado".

 

O cineasta taiwanês Ang Lee conquistou o prémio de melhor realizador com "A vida de Pi", quando as previsões apontavam para um triunfo de Steven Spielberg ("Lincoln").

 

A película de Spielberg valeu, no entanto, o Óscar de melhor actor ao britânico Daniel Day-Lewis, o terceiro da sua carreira e um recorde nessa categoria.

 

Jennifer Lawrence venceu, por sua vez, na categoria de melhor actriz, ao levar para casa o Óscar pelo desempenho na comédia dramática "Guia para um final feliz". Emocionada, a jovem actriz acabou por cair nas escadas quando subia ao palco para receber o galardão.

 

Anne Hathaway recebeu a estatueta de melhor actriz secundária pelo papel em "Os Miseráveis", enquanto Christoph Waltz levou a distinção equivalente na categoria masculina por "Django Libertado", de Quentin Tarantino.

 

Este foi o segundo Óscar na carreira do austríaco, que já tinha arrebatado o mesmo prémio em "Sacanas Sem Lei" (2009), também de Quentin Tarantino.

 

"Argo", que ficou de fora da competição de melhor realizador e tinha apenas uma nomeação interpretativa (Alan Arkin, secundário), arrecadou o Óscar de melhor argumento adaptado, assim como o prémio de melhor edição ou montagem.

 

O chileno Claudio Miranda conquistou o Óscar de melhor fotografia em "Vida de Pi", enquanto o austríaco "Amor" se impôs como melhor filme estrangeiro e "Inocente" venceu o Óscar de melhor documentário curta-metragem.

 

Conduzida pelo produtor Seth MacFarlane, esta edição dos Óscares homenageou o género musical e os 50 anos de James Bond, com a cantora Shirley Bassey a cantar "Goldfinger", um dos temas famosos de "007". A gala dos prémios de cinema contou ainda com a aparição surpresa via vídeo da primeira-dama norte-americana Michelle Obama, que anunciou o prémio de melhor filme.

 

Outra das surpresas da noite foi o empate na categoria de melhor montagem de som, repartido por "00:30 - A Hora Negra'" e "007 - Skyfall".

 

Esta circunstância aconteceu noutras cinco ocasiões anteriores, a mais conhecida em 1968, quando Katharine Hepburn e Barbara Streisand dividiram a glória de melhor actriz pelos papéis em "O Leão no Inverno" e "Funny Girl- Uma Rapariga Endiabrada", respectivamente.

 

"007-Skyfall" venceu a categoria de melhor canção com o tema da cantora britânica Adele, que subiu ao palco do anfiteatro Dolby para cantar a música na gala.

 

Na categoria de melhor banda sonora, a vitória coube ao compositor Mychael Danna em "Vida de Pi".

 

A Disney arrecadou duas estatuetas nas categorias de animação, com "Brave- Indomável" como melhor filme, e "Paperman - O Rapaz do Papel" como melhor curta-metragem.

 

"Searching for Sugar Man", por sua vez, levou a estatueta de melhor documentário.

 

A 85.ª edição dos Óscares foi transmitida nos Estados Unidos pela estação ABC e emitida em directo em mais de 225 países.

Ver comentários
Saber mais Óscares cultura cinema
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio