Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Três comissários europeus em isolamento após contacto com João Leão

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Comissão Europeia indica que, "com base nas informações recebidas, os vice-presidentes Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, assim como a comissária Elisa Ferreira, são consideradas pessoas de contacto" próximo.

#21 - João Leão
16 de Janeiro de 2021 às 18:35
  • ...
Três membros da Comissão Europeia estão em isolamento após o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, ter testado positivo à covid-19, dado serem considerados contactos de risco, disse hoje à Lusa fonte oficial do executivo comunitário.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Comissão Europeia indica que, "com base nas informações recebidas, os vice-presidentes Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, assim como a comissária Elisa Ferreira, são consideradas pessoas de contacto" próximo.

Em causa está a visita de uma delegação da Comissão Europeia a Lisboa na sexta-feira no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Por serem então contactos próximos, estes três membros do colégio de comissários "respeitarão as regras belgas de isolamento a partir de hoje", o que implica também a realização de um teste ao sétimo dia e quarentena pelo menos até então, precisa a mesma fonte.

A fonte oficial da Comissão Europeia adianta que "nem a presidente [do executivo comunitário, Ursula von der Leyen], nem os outros membros da delegação do colégio preenchem os critérios para serem considerados pessoas de contacto" próximo.

"As autoridades portuguesas informaram-nos que o ministro das Finanças João Leão testou positivo para a covid-19 após o final da visita do colégio [a Lisboa]. A Presidente von der Leyen e o colégio desejam-lhe uma rápida recuperação", conclui a mesma fonte, na resposta à Lusa.

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19, informou hoje o Ministério das Finanças.

O governante português "está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas, e encontrando-se a trabalhar", indicou a tutela em comunicado.

Na sexta-feira, João Leão participou nas reuniões de trabalho com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o colégio de comissários que se deslocou a Lisboa.

Antes, na quinta-feira, o Governo confirmou que a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, tinha testado positivo à covid-19, estando em isolamento profilático desde segunda-feira.

Os ministros do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, também entraram em isolamento profilático na segunda-feira, por determinação das autoridades de saúde, tendo entretanto recebido testes negativos.

João Leão e Ana Mendes Godinho não são os primeiros membros do Governo com covid-19: em outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, testou positivo.

Em novembro, foi a vez do ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, que recebeu um teste positivo depois de o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ter sido diagnosticado com covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.009.991 mortos resultantes de mais de 93,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia a Lisboa João Leão Ana Mendes Godinho Leyen política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio