Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Maior uso de transportes e maior densidade populacional nas 19 freguesias em calamidade

As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa em estado de calamidade apresentam uma densidade populacional sete vezes superior ao resto da AML e o uso de transportes públicos é mais do dobro.

Pedro Catarino
17 de Julho de 2020 às 13:04
  • 2
  • ...
As 19 freguesias de cinco concelhos - Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra - da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em estado de calamidade devido à pandemia da covid-19 distinguem-se em vários aspetos do resto da AML, assinala esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estas 19 freguesias representam 25,9% dos cerca de 2,86 milhões de habitantes da AML, com um total de residentes de 740.911. A situação de calamidade abrange a totalidade dos concelhos da Amadora e de Odivelas, que juntos somam 345.880 habitantes. Somam-se seis das 11 freguesias de Sintra, duas freguesias em Loures e a freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

O INE destaca que a proporção de deslocações em transporte público para fora do município ascende a 14% nas freguesias em estado de calamidade, o que mais do que duplica o valor de 6,7% observado no resto do território da AML.

Outro aspeto que distingue estas 19 freguesias é a densidade populacional que supera em sete vezes a do restante território da AML, cifrando-se em 5.232,1 habitantes por quilómetro quadrado. Por outro lado, são zonas caracterizadas por prédios de apartamentos, com a proporção de edifícios com sete ou mais alojamentos a atingir os 30,6% contra 13,9% no resto da AML.

Também predominam nestas freguesias residentes com menor poder económico, tendo em conta os preços da habitação. O preço das casas para venda neste território é de 1.330 euros por metro quadrado (1.540 euros/m2 no resto da AML) e o valor das rendas também é inferior, cifrando-se em 7,5 euros por metro quadrado (8,4 euros/m2 no resto da AML).

No entanto, as diferenças no mercado da habitação são bastante influenciadas pelos preços praticados em Lisboa - onde a freguesia de Santa Clara é a mais barata -, bem como nos municípios de Cascais e Oeiras.
Ver comentários
Saber mais Covid-19 Loures Lisboa Amadora Odivelas Sintra AML INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio