Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confinamentos totais fora dos planos da Europa (para já) apesar de escalada de novos casos

Países europeus têm adotado confinamentos parciais e aumentado as restrições para pessoas não vacinadas. Analistas da UBS Global Wealth Management dizem que um regresso aos confinamentos totais é "pouco provável", tendo em conta os avanços na vacinação.

A saúde tornou-se mais central nos aeroportos e está hoje ao mesmo nível que a segurança.
Eloisa Lopez/Reuters
18 de Novembro de 2021 às 13:36
  • 2
  • ...
Os novos casos de covid-19 têm aumentado nas últimas semanas, com vários países como a Alemanha, Áustria e Roménia, a atingirem números recorde de infeções dirárias. Os países têm adotado confinamentos parciais e aumentado as restrições para pessoas não vacinadas, mas, para já, um regresso aos confinamentos totais é "pouco provável".

Enquanto em Portugal se aguarda pela reunião desta sexta-feira do Infarmed para ouvir os especialistas e decidir se devem voltar a impor-se algumas restrições, noutros países europeus já estão a ser tomadas medidas face à escalada de novos casos de covid-19 e ao aumento do número de mortos, sobretudo onde a vacinação está mais atrasada.

Os analistas da UBS Global Wealth Management, liderada por Mark Haefele, defendem, no entanto que a renovação dos confinamentos totais, como se verificou no início da pandemia, "parecem improváveis, apesar do aumento de casos da covid-19 em toda a Europa, já que as vacinas enfraqueceram a ligação entre infeções e doenças graves".

Confinamentos parciais de regresso na Europa
Os Países Baixos foram o primeiro país a voltar a regressar ao confinamento, mas apenas parcial. Desde o último sábado, que o país está a cumprir um "confinamento limitado" de três semanas, com o fecho mais cedo de lojas e restaurantes, a proibição de adeptos nos estádios, limites a visitas nos lares e o incentivo ao teletrabalho.

A Aústria foi pioneira em avançar com o confinamento para não-vacinados e pessoas que não tenham completado o esquema vacinal contra a covid-19. A medida irá afetar cerca de dois milhões de austríacos. Além disso, foi vedada a entrada de não-vacinados em espetáculos e em várias lojas, espaços comerciais e restaurantes.

Na Alemanha, que registou esta semana novos recordes de infeções, está a ser recomendado o regresso ao teletrabalho e a quem tenha mesmo de se deslocar ao trabalho, "por razões imperiosas", é pedido de apresente o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19. Estão ainda a ser estudadas novas restrições face à situação "dramática" que o país enfrenta.

O teletrabalho e o uso de máscara em espaços fechados são também algumas das medidas anunciadas na Bélgica e República Checa para conter a evolução da pandemia. Já o Reino Unido, Itália e a Noruega estão a alargar a vacinação dos cidadãos com a terceira dose da vacina.
Ver comentários
Saber mais Europa Alemanha Áustria Roménia saúde covid confinamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio