Notícia
ColorElephant "pinta" plataforma de apoio ao comércio local com "vouchers" e a Revolut
A tecnológica do Porto criou uma plataforma solidária que permite a todos os negócios locais vender gratuitamente "vouchers" que são pagos agora para serem usados mais tarde, e põe a fintech britânica a conceder "créditos em conta e produtos gratuitos".
Numa altura em que o comércio local está a ser fortemente fustigado pelos efeitos económicos provocados pela pandemia de covid-19, com a grande maioria das lojas e restaurantes obrigada a fechar portas, ainda que mantendo os custos fixos associados ao negócio, têm-se multiplicado os apelos e iniciativas para apoiar os pequenos comerciantes.
Ora, a tecnológica portuense ColorElephant criou uma plataforma solidária — www.apoiamoscomerciolocal.com ? — que permite a todos os negócios locais registar-se e vender gratuitamente "vouchers" que são pagos agora para serem usados mais tarde, aceitando pagamentos por multibanco, cartão de crédito e PayPal.
A ColorElephant diz também que celebrou uma parceria com a fintech britânica Revolut Business "para que as empresas usufruam de créditos em conta e produtos gratuitos, ajudando-as durante esta fase".
"Acho que têm surgido muitas soluções para lidar com a covid-19, mas muitas têm, legitimamente, tido maior foco na componente médica e de saúde", nota o CEO da ColorElephant, Ricardo Sousa.
"No entanto, apesar de isso ser legítimo, queríamos tentar fazer algo que tivesse um impacto no campo socioeconómico, e neste caso específico traduziu-se numa plataforma para ajudar os negócios a gerar ‘cash flow’ quase imediato, podendo os consumidores depois usufruir dos produtos ou serviços mais tarde", explica o empresário.
Como funciona a apoiamoscomerciolocal.com? "Os empresários apenas têm que se registar na plataforma, configurar contas para poderem receber directamente os pagamentos e depois têm um link que podem partilhar com clientes frequentes, ou nas redes sociais, para que estes possam adquirir esses 'vouchers', vulgarmente conhecidos como cartões-presente", conta Ricardo Sousa.
"Mais tarde, quando o consumidor for ao estabelecimento, os comerciantes podem usar a aplicação gratuita para validar esses mesmos vouchers e descontar o seu valor", remata.
"Desta forma clientes habituais e cidadãos preocupados podem contribuir agora que as tesourarias das empresas estão estranguladas, permitindo às empresas ter liquidez quase imediata, fazendo estes uso dos produtos e serviços mais tarde", conclui o empresário.
Fundada em 2012 por Ricardo Sousa e Joana Castro Santos, a ColorElephant dedica-se ao desenvolvimento web e mobile, garantindo que trabalha "com clientes em todo o globo, desde pequenas empresas a empresas como a Microsoft, L’Oreal ou BMW, e tem uma equipa remota de colaboradores de mais de 10 países, entre os quais dos Estados Unidos, Brasil, Portugal, França, Alemanha, Suíça, Ucrânia, Austrália, Nigéria, Índia".