Notícia
CEO da AstraZeneca garante a Costa entrega de mais nove milhões de doses da vacina
O presidente executivo da farmacêutica garantiu esta terça-feira a António Costa que a AstraZeneca irá entregar à UE mais nove milhões de doses da sua vacina para a covid no primeiro trimestre.
No âmbito da presidência portuguesa da UE, o primeiro-ministro conversou hoje com Pascal Soriot por vídeo-chamada e recebeu a garantia por parte do responsável de que a AstraZeneca irá reforçar a produção para aumentar as entregas.
Reuni, por VTC, com Pascal Soriot, CEO mundial da @AstraZeneca, que reiterou o compromisso em reforçar a sua capacidade de produção na Europa, de modo a cumprir o calendário de entregas de vacinas para a #UE. Cada dia de atraso é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco.
A @AstraZeneca vai fornecer à #UE 9 milhões de doses adicionais da sua vacina anti-#COVID19 num total de 40 milhões de doses no primeiro trimestre, um aumento de 30% em relação à proposta anterior. Trabalhamos, com a @EU_Commission, pela proteção da vida e da saúde dos europeus. pic.twitter.com/acoBuHm0uW
— António Costa (@antoniocostapm) February 2, 2021
Numa primeira mensagem, o primeiro-ministro português refere que "Soriot reiterou o compromisso" da farmacêutica em "reforçar a sua capacidade de produção na Europa, de modo a cumprir o calendário de entregas de vacinas para a UE". "Cada dia de atraso é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco", sublinha Costa.
Numa segunda nota, o líder do Governo detalha os números acordados: mais nove milhões de doses até final do primeiro trimestre, num total de 40 milhões de doses. Trata-se, assinala António Costa, de um "aumento de 30% em relação à proposta anterior".