Notícia
Antiga CUF carrega "pistolas” para desinfetar cidades
A Bondalti, pertencente ao grupo Mello, vai doar 90 toneladas de hipoclorito de sódio e promete “mitigar disrupções no fornecimento de produtos químicos” essenciais a várias indústrias, como a elétrica e alimentar.
A Bondalti vai disponibilizar gratuitamente cinco toneladas de hipoclorito de sódio a cada uma das capitais de distrito portuguesas e também ao município de Estarreja, onde está instalada a principal fábrica, para ser usado em operações de limpeza e desinfeção urbana em todo o país.
Este composto químico, produzido regularmente pela antiga Companhia União Fabril (CUF), pertencente ao grupo José de Mello, é usado numa solução de água, sendo aplicado com pistolas de alta pressão para a limpeza e desinfeção de arruamentos e zonas públicas.
A empresa garante também que está a tomar medidas para "mitigar disrupções no fornecimento dos seus produtos químicos utilizados no tratamento de águas para consumo humano e residuais e no tratamento de águas industriais (…), assim como em produtos biocidas fundamentais ao bom funcionamento de várias indústrias, com destaque para a produção de energia elétrica e bens alimentares".
A Bondalti, designação adotada desde 2018 pela maior companhia portuguesa do setor químico, tem instalações industriais em Estarreja, Barreiro, Coimbra e na região espanhola da Cantábria (Espanha), onde inaugurou em novembro de 2019 um investimento de 60 milhões de euros.
Nessa altura, o CEO, João de Mello, disse ao Negócios que o grupo pretende crescer também fora da Península Ibérica e frisou que em Portugal "está na eficiência ótima" nas áreas em que opera, pelo que a estratégia passa por estar "atento a oportunidades que possam surgir em atividades conexas", ou seja, diversificar áreas de negócio.