Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis anos depois, a Grécia sai de recessão

O produto interno bruto do país avançou 0,7% no terceiro trimestre deste ano. E colocou um ponto final numa recessão económica que prolongava-se há seis anos e era a pior em mais de meio século.

Bloomberg
14 de Novembro de 2014 às 10:35
  • ...

Seis anos e dois programas de ajustamento depois, a Grécia deixa a recessão. O produto interno bruto (PIB) do país aumentou 0,7% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior de acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta sexta-feira, 14 de Novembro. Face ao terceiro trimestre de 2013, a economia helénica cresceu 1,4%.

 

Os dados revelados hoje pelo Eurostat adiantam que a economia grega afinal cresceu em todos os trimestres deste ano. O PIB cresceu 0,3% no segundo trimestre e 0,8% nos primeiros três meses do ano.

 

Esta evolução colocou um ponto final numa recessão económica que prolongou-se durante seis anos, é considerada como a pior em mais de 50 anos e subtraíu 25% ao PIB do país. Durante estes seis anos, a Grécia atravessou dificuldades que a conduziram, por duas vezes, a ser intervencionada pelos parceiros internacionais.

 

Porém, as reformas do Governo grego, escreve a Bloomberg, permitiram que as finanças públicas ficassem sob controlo e fez com que a Grécia conseguisse regressar ao mercado de dívida este ano, pela primeira vez em quatro anos.

 

Em declarações por escrito a esta agência, George Papaconstantinou, ministro das Finanças grego quando o país recebeu o primeiro pacote de assistência financeira em 2010, considera que "para que a recuperação seja sustentável é necessário investimento, o que vai ajudar a economia grega a recuperar terreno". "Se abandonarmos os esforços que começaram em 2010, corremos o risco de voltar a viver o mesmo pesadelo e todos os sacrifícios terão sido em vão", acrescentou.

 

Este comportamento do produto interno bruto no terceiro trimestre pode ajudar o Governo de Antonis Samaras (na foto) a seguir o caminho de Portugal e da Irlanda e sair do programa de resgate.

  

Ver comentários
Saber mais Grécia Eurostat Governo George Papaconstantinou Governo de Antonis Samaras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio