Notícia
PS regista crescimento positivo da economia
O PS registou hoje como "positivo" o crescimento da economia, estimado em 0,6% no segundo trimestre, sublinhando que "isso é muito importante para todos os portugueses".
"O PS regista como positivo o crescimento da economia portuguesa, é muito importante que o país esteja a crescer, que a nossa economia esteja a crescer, porque isso é muito importante para todos os portugueses", afirmou o dirigente socialista Óscar Gaspar, em declarações aos jornalistas na sede do PS, em Lisboa.
Óscar Gaspar falava a propósito dos números divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre deste ano, face ao primeiro, e 0,8% face a igual período de 2013.
A estimativa rápida divulgada hoje pelo INE mostra, assim, que a economia portuguesa desacelerou em termos homólogos, já que no primeiro trimestre do ano havia crescido 1,3%. Já na evolução em cadeia, a economia voltou a crescer, quando no primeiro trimestre tinha recuado 0,6%.
A justificar o abrandamento da economia em termos homólogos esteve um contributo menos intenso do investimento, enquanto a procura externa foi menos negativa. A subida do PIB de 0,6% em cadeia face ao recuo de 0,6% no primeiro trimestre é explicada com o aumento das exportações de bens e serviços.
Ainda a propósito destes números, o dirigente socialista admitiu que, apesar de tudo, o crescimento registado ainda não é aquele que todos gostariam, e lamentou que o Governo não tivesse tido mais cedo "políticas de incentivo da economia e políticas que, mais do que austeridade, transmitissem confiança à economia nacional e aos empresários".
A desaceleração da economia portuguesa em termos homólogos foi acompanhada por igual movimento tanto na zona euro como no conjunto dos 28 países que constituem a União Europeia (UE).
Segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat, o órgão estatístico da UE, a economia da zona euro cresceu 0,7% no segundo trimestre, face a igual período do ano passado, quando no primeiro trimestre tinha crescido 0,9%. Já na UE28, o crescimento homólogo entre o primeiro e o segundo trimestres abrandou de 1,4%, para 1,2%.
As previsões do Governo para 2014 apontam para um crescimento anual de 1,2%, uma previsão realizada na 11.ª avaliação da 'troika', já que a proposta de Orçamento do Estado para 2014 previa um crescimento de 0,8%. Nos últimos três anos, a economia portuguesa apresentou sempre taxas de crescimento anual negativas, de -1,3% em 2011, de -3,2% em 2012 e de -1,4% no ano passado.