Notícia
Produção industrial recua na Zona Euro. Alemanha tem das maiores quebras
Em maio, a produção industrial recuou na Zona Euro e na União Europeia, quer em comparação homóloga quer em cadeia. Alemanha regista uma das maiores quebras face ao mesmo período do ano anterior.
A produção industrial recuou 2,9% na Zona Euro em maio, em termos homólogos, e 2,5% na União Europeia, com a Alemanha a registar uma das maiores quebras.
Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, em Portugal aumentou 0,6%, embora com um forte abrandamento face ao mês anterior (+5,1% em abril).
As maiores quebras anuais foram registadas na Roménia (-6,9%), na Alemanha (-6,6%) e na Bulgária. Os maiores aumentos observaram-se na Dinamarca (+9,6%), na Irlanda (+8,7%) e na Grécia (+6,8%).
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial na Zona Euro está a aumentar nos bens intermédios, na energia e nos bens não duradouros, caindo nos bens de capital e duradouros, como detalha o gabinete estatístico europeu.
Quebra em cadeia
Na comparação com o mês de abril, também se regista um recuo de 0,6% na Zona Euro e de 0,8% na União Europeia.
No mês anterior, face a março, ainda se registava uma estagnação face ao mês anterior no caso da Zona Euro, e uma ligeira subida no caso da União Europeia (0,5%).