Notícia
Preços ao consumidor caem menos em Março
A taxa de inflação na Zona Euro situou-se em -0,1%, em Março, o que corresponde a uma recuperação já que no mês anterior a queda de preços tinha sido de 0,3%.
A taxa de inflação na Zona Euro sitou-se em -0,1%, em Março, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 31 de Março, pelo Eurostat. Esta queda é menor do que a observada em Fevereiro (-0,3%).
Os dados divulgados revelam que a taxa de inflação é a menos negativa desde Dezembro, mês em que se situou nos -0,2%, de acordo com a primeira leitura da inflação de Março.
Excluindo a energia, a alimentação, tabaco e o álcool, a taxa de inflação situou-se em 0,6%, o que representa uma descida face aos 0,7% registados em Fevereiro.
A contribuir para uma descida menos acentuada dos preços no consumidor esteve o segmento da energia, que observou uma queda dos preços de 5,8%, quando em Fevereiro tinha descido 7,9%.
A evolução dos preços na Zona Euro tem gerado muita discussão, com alguns agentes a realçarem o perigo de um período de deflação na região. O Banco Central Europeu (BCE) tem afastado este cenário, admitindo que a taxa de inflação permancerá baixa. Ainda assim, um dos argumentos passa pelo facto de a inflação estar em terreno negativo essencialmente devido aos preços da energia que têm registado fortes quedas devido à desvalorização abrupta do petróleo.
(Notícia actualizada às 10h25 com mais informação)