Notícia
ISEG baixa expectativa para o crescimento do PIB em 2017
A desaceleração da economia portuguesa no terceiro trimestre levou o ISEG a rever em ligeira baixa a estimativa para o crescimento do PIB em 2017, que está agora entre 2,6 e 2,8%.
O crescimento da economia portuguesa em 2017 deverá situar-se no intervalo entre 2,6% e 2,8%, de acordo com as estimativas actualizadas pelo ISEG na Síntese de Conjuntura de Novembro.
Trata-se de uma ligeira revisão em baixa, já que na Síntese de Outubro o ISEG apontava para um crescimento entre 2,6% e 3,0%, indicando que seria mais provável ficar na banda superior.
Esta ligeira revisão em baixa tem "sobretudo em conta o resultado do terceiro trimestre", explica o ISEG, assinalando que o crescimento homólogo do terceiro trimestre (2,5%) representa uma desaceleração face ao segundo trimestre (3,0%) e ficou abaixo do que era esperado (2,9%).
No que diz respeito ao quarto trimestre, o ISEG assinala que "é ainda muito escassa a informação quantitativa disponível", sendo que "no domínio qualitativo, a maioria dos indicadores de clima e de confiança sectoriais, assim como os indicadores agregados, cresceu em Outubro".
Apesar da revisão em baixa, a economia portuguesa terá este ano o melhor desempenho desde 2000, ano em que o PIB cresceu 3,8%. Depois disso, o melhor registo ocorreu em 2007, ano em que o PIB cresceu 2,5% e que deverá ser agora superado.
A estimativa do ISEG situa-se também acima das previsões do Governo português, Comissão Europeia e OCDE, que apontam para um crescimento do PIB de 2,6% em 2017.
No que diz respeito ao indicador de tendência da actividade global, que é calculado pelo ISEG, "apresentou nos últimos meses um nível relativamente estável, sem sinais de aceleração do crescimento nem de desaceleração evidente".