Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Infografia: Famílias e empresas baixam endividamento pelo segundo ano consecutivo

A dívida pública voltou a aumentar em 2014, embora a um ritmo inferior ao dos anos anteriores, uma tendência que contrasta com a forte desalavancagem do sector privado. O endividamento das famílias e empresas baixou quase 20 pontos percentuais no ano passado. Veja a infografia com a evolução da dívida de Portugal desde 2011.

  • ...

Os dados que o Banco de Portugal divulgou esta segunda-feira no Boletim Estatístico confirmam a tendência de aumento do endividamento do Estado português e uma evolução oposta na dívida das empresas e famílias.

 

A dívida pública medida pelos critérios de Bruxelas ficou em 224,5 mil milhões de euros no final de 2014, o que equivale a 128,7% do PIB.  Um peso que compara com os 128% do PIB registados em 2013 e 124,8% em 2012.

 

O valor de dívida considerado por Bruxelas não tem em conta os depósitos das instituições públicas que pertencem à administração central. Se tal for descontado, então o peso do endividamento público cai cerca de 10 pontos de PIB (perto de 17 mil milhões de euros) para 118,6% do PIB. Já a dívida pública total subiu para 164,6% do PIB em 2014.

 

No sector privado a tendência foi de descida do endividamento pelo segundo ano consecutivo, quer nas empresas, quer nas famílias. Com o crescimento da economia e com a redução dos níveis de endividamento, o peso do endividamento do sector privado não financeiro caiu de 247% do PIB em 2013 para 227,6% do PIB no ano passado.

 

Uma descida que se deve sobretudo à redução do endividamento das empresas (passou de 155,8% do PIB em 2013 para 142% do PIB no ano passado), mas também das famílias (o peso da dívida baixou de 91,3% do PIB para 85,7% do PIB).

 

Comparando 2014 com 2012, as empresas baixaram o endividamento em 19,6 pontos percentuais e as famílias em 7,7 pontos percentuais. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Boletim Estatístico dívida pública dívida privada
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio