Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação nos EUA atinge 7% em dezembro, o valor mais elevado em 40 anos

A inflação nos Estados Unidos atingiu os 7% em dezembro, um valor recorde que não era visto desde a década de 80.

Reuters
12 de Janeiro de 2022 às 13:55
  • ...
O índice de preços no consumidor voltou a subir nos Estados Unidos, elevando a inflação registada nos 12 meses de 2021 para 7%. Este é o nível mais rápido de subida dos preços na maior economia do mundo no espaço de 40 anos, já que é preciso recuar até junho de 1982 para encontrar valores semelhantes na inflação.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, em dezembro os preços subiram 0,5% face ao mês anterior, valor que ultrapassou as estimativas dos economistas, que antecipavam uma subida de 0,4% entre os dois meses. 

Ainda assim, os números da inflação nos 12 meses vão ao encontro das estimativas dos economistas, que antecipavam a chegada aos 7%, depois de em novembro o índice de preços ter atingido os 6,8%. 

O maior contributo para a subida dos preços surge da área da habitação e dos carros usados. "O índice da alimentação também contribuiu, ainda que a subida seja menor nos meses mais recentes, registando-se uma subida de 0,5% em dezembro", indica o gabinete de estatísticas norte-americano, que refere que a maior subida de preços na alimentação foi registada no índice de frutas e vegetais, que ficaram 0,9% mais caros ao longo do mês. 

Analisando especificamente dezembro, foi registada uma quebra nos preços da energia, que "pôs fim a uma série longa de aumentos".
Ver comentários
Saber mais inflação Estados Unidos conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio