Notícia
Em Portugal só região de Lisboa supera média europeia em riqueza por habitante
Por pouco. Em 2016, o PIB per capital da área metropolitana de Lisboa correspondia a 102% da média da União Europeia. Portugal regista em média 77%, o quinto valor baixo da Zona Euro. Londres é a região mais rica e o Reino Unido é o mais desigual.
A área metropolitana de Lisboa é a única região do país que registou, em 2016, um PIB per capita superior à média da União Europeia. Os dados divulgados esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, pelo gabinete de estatísticas europeu mostram que neste indicador sobre a riqueza produzida, que também tem em conta o poder de compra, Lisboa fica a 102% da média da União Europeia.
Globalmente, o PIB per capita português corresponde a 77% da média da União Europeia, melhorando ligeiramente face ao passado, mas situando o país como o quinto da Zona Euro que menos produz por pessoa.
Todas as outras regiões portuguesas ficam abaixo neste indicador que tem em conta o número de habitantes. A seguir à região metropolitana de Lisboa surgem, por esta ordem, o Algarve (81% da média europeia), o Alentejo (73%), o Centro (68%) e, finalmente, o Norte (65%).
Se ignorarmos o número de habitantes o Norte surge como a segunda região que mais contribui para o PIB (29%), logo a seguir à área metropolitana de Lisboa.
Entre os países da Zona Euro, a riqueza produzida por habitante em Portugal só fica à frente da Estónia, da Grécia, de Letónia ou da Lituânia.
Londres lidera num país desigual
Numa altura em que o Reino Unido negoceia a saída da União Europeia, os dados do Eurostat vêm mostrar que a lista onde há grandes disparidades é liderada pelo centro de Londres (Inner London - West), onde o PIB per capita medido em paridades de poder de compra corresponde a 611% da média da União Europeia.
Os gráficos também mostram que o Reino Unido é o país com as maiores disparidades entre regiões.
Portugal não tem qualquer região na lista das mais ricas, onde também estão o Luxemburgo, Bruxelas, Hamburgo ou a capital irlandesa.
Já da lista de regiões com menor PIB per capita constam várias localidades da Grécia, da Polónia, ou da Hungria.