Notícia
Desemprego na Alemanha cai para nível mais baixo desde a reunificação
A taxa de desemprego na Alemanha recuou para 6,3% em Novembro, o valor mais baixo desde a reunificação do país. Esta queda do desemprego pode indiciar que uma procura interna robusta está a impulsionar a confiança das perspectivas de crescimento da economia germânica.
A taxa de desemprego na Alemanha recuou para o nível mais baixo desde a reunificação (que teve lugar em 1990). De acordo com os dado divulgados esta terça-feira, 1 de Dezembro, pelas autoridades germânicas e citados pela agência Bloomberg, a taxa de desemprego em Novembro situou-se nos 6,3%. Em Outubro, este indicador fixou-se nos 6,4% e os analistas consultados pela agência de informação acreditavam que este valor ia manter-se em Novembro.
Menos 13 mil pessoas ficaram em situação de desemprego em Novembro ajustado à sazonalidade, existindo assim 2,77 milhões de desempregados na Alemanha. Estes dados podem sinalizar que a robusta procura interna está a impulsionar a confiança nas perspectivas de crescimento daquela que é a maior economia da Zona Euro.
O Banco Central da Alemanha considera que a economia germânica continua "bastante forte" com o mercado de trabalho forte a apoiar a procura doméstica mesmo com as exportações a enfrentar um momento menos positivo devido ao arrefecimento da economia mundial.
Andreas Rees, analista do UniCredit, numa nota citada pela agência de informação, considera que as "perspectivas para o mercado laboral da Alemanha continuam robustas". "A economia está forte, a criação de emprego deve continuar e os números do emprego devem continuar a crescer mesmo que o desemprego não caia ainda mais".