Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento português entre os piores da Zona Euro no arranque de 2018

O PIB português abrandou o ritmo de crescimento para 0,4% em cadeia, em linha com a Zona Euro. Contudo, na análise país a país, Portugal figura entre os piores crescimentos.

15 de Maio de 2018 às 10:28
  • 8
  • ...
A economia portuguesa abrandou no primeiro trimestre de 2018 ao crescer 0,4%, em comparação com o último trimestre de 2017. Este crescimento em cadeia igualou a evolução da Zona Euro, segundo os dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat. No entanto, a análise dos números por Estado-membro mostra que Portugal está entre os piores neste arranque do ano. 

Apesar de, em cadeia, o crescimento estar em linha com a Zona Euro, olhando país a país, é possível concluir que Portugal esteve na parte pior da tabela, tendo em conta as características da economia portuguesa. Abaixo da subida em cadeia de Portugal estiveram grandes economias como a Alemanha, a Itália e a França, com uma subida do PIB de 0,3%. Já países como a Áustria, a Lituânia, a Eslováquia ou a Holanda registaram crescimentos em cadeia acima de Portugal. 
Contudo, é na comparação homóloga que Portugal fica pior na fotografia. Como o primeiro trimestre de 2017 foi forte, com um crescimento homólogo de 2,9%, isso influenciou a comparação do arranque de 2018. Nos primeiros três meses deste ano o PIB português cresceu 2,1%, enquanto o PIB da Zona Euro cresceu 2,5%. 

Nesta óptica, Portugal fica apenas acima da Bélgica e Itália e iguala o crescimento homólogo de França. Fora da Zona Euro, apenas a Dinamarca e o Reino Unido cresceram menos face ao mesmo período do ano passado. 
De realçar que existem vários Estados-membros para os quais ainda não existem dados para o primeiro trimestre, como é o caso da Grécia, Irlanda, Estónia e Luxemburgo.

Tal como o Eurostat já tinha revelado, o conjunto da Zona Euro cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o quarto trimestre de 2017. Este é o ritmo mais baixo desde 2016. Durante os trimestres de 2017 o PIB conjunto dos países da moeda única tinha crescido a um ritmo superior (0,7% em cadeia). 

Em termos homólogos, o PIB da Zona Euro abrandou também para 2,5% no primeiro trimestre de 2018, o que compara com 2,8% do quarto trimestre de 2017. No total, no ano passado, a economia da Zona Euro cresceu exactamente 2,5%, o maior crescimento numa década.

O Governo prevê que a economia portuguesa cresça 2,3% em 2018, o mesmo valor previsto pela Comissão Europeia. Bruxelas projecta esse mesmo valor para a Zona Euro
Ver comentários
Saber mais PIB Eurostat INE economia crescimento económico economia portuguesa União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio