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Consumidores europeus estão mais otimistas após o verão
Indicador de confiança dos consumidores da União Europeia e da Zona Euro voltou a melhorar em outubro. Valores atingiram média de longo prazo pela primeira vez desde fevereiro de 2022.
Os consumidores da União Europeia e da Zona Euro voltaram a ficar mais otimistas no mês de outubro, com o indicador de confiança a atingir os valores da média histórica de longo prazo.
Os dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia mostra que depois de alguma oscilação no verão, as famílias manifestaram uma melhoria após o verão. "Em outubro de 2024, a estimativa provisória do indicador de confiança dos consumidores registou um novo aumento de 0,5 pontos percentuais (p.p.) na União Europeia (UA) e de 0,4 p.p. na Zona Euro", refere a nota do Ecofin.
A Comissão Europeia adianta que "ao situar-se em -11,2 pontos na UE, a confiança dos consumidores atingiu a sua média de longo prazo pela primeira vez desde fevereiro de 2022", ou seja, o mês em que se iniciou a invasão russa da Ucrânia. "Na área do euro, com -12,5 pontos, a confiança dos consumidores ainda está ligeiramente aquém da sua média de longo prazo", indica.
Os dados têm por base inquéritos feitos aos consumidores. Este mês é calculado com base em dados de inquéritos aos consumidores de 25 países da UE – exceto Espanha e Irlanda –, abrangendo 89% do conjunto da União e 87,1% da Zona Euro do total das despesas de consumo final privado.