A carregar o vídeo ...
Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Cortefiel vende 67% do capital a fundo real de Abu Dhabi 

A segunda maior retalhista de moda espanhola alienou a maioria do seu capital para a Multiply Group. O ano passado, a Tendam chegou a considerar uma entrada em bolsa, plano que fica agora pelo caminho.

  • ...

A Tendam, dona de empresas ligadas ao setor do vestuário como a Cortefiel, Springfield, Pedro del Hierro e Women’secret, chegou a acordo com o Multiply Group - veículo de investimento da família real de Abu Dhabi - para a venda de 67,91% do seu capital. Os restantes 32,09% permanecerão nas mãos das empresas de capital de risco CVC Capital Partners e PAI Partners, de acordo com um comunicado da empresa.

Ambas as detentoras da Tendam, que é a segunda maior retalhista espanhola de moda, chegaram a considerar, durante o ano passado, avançar com uma oferta pública inicial para vender as suas participações no grupo de moda espanhol. O valor inicialmente estimado rondava os 2 mil milhões de euros.

No entanto, a operação acabou por ser adiada devido à grande volatilidade registada no mercado nessa altura, por força das eleições europeias.

Embora tudo apontasse para que fosse no primeiro semestre deste ano que a empresa daria o passo para se estrear em bolsa, o presidente do grupo, Jaume Miquel, explicou, em outubro passado ao elEconomista, que a operação só se realizaria quando as condições fossem favoráveis, situação agora excluída com a anunciada venda da maioria do capital da Tendam a Abu Dhabi.

A empresa encerrou o exercício de 2023 com um volume de negócios de 1.288 milhões de euros, uma subida de 6,5% face a 2022. Já de acordo com o comunicado da empresa, no final de janeiro de 2025, as vendas totais da Tendam nos últimos doze meses situavam-se em cerca de 1,4 mil milhões de euros.

Samia Bouazza, CEO e diretora administrativa do Multiply Group, disse em comunicado que a participação maioritária na Tendam "marca a nossa primeira entrada no setor [do retalho ligado ao vestuário] que temos visado e acreditamos ter um potencial de crescimento significativo".

Ver comentários
Saber mais Têxtil e vestuário Economia negócios e finanças Empresas Vestuário Abu Dhabi CVC Capital Partners PAI Partners Jaume Miquel Pedro del Hierro Tendam
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio