Notícia
Confiança dos investidores alemães caiu inesperadamente em Janeiro
O indicador de confiança dos investidores alemães registou uma descida ligeira em Janeiro, ao contrário do que era esperado pelos economistas que antecipavam que o indicador renovasse máximos de quase oito anos.
O índice de confiança dos investidores e analistas alemães ZEW recuou de 62,0, em Dezembro, para 61,7 pontos, este mês, segundo a Bloomberg que cita os dados do Centro Europeu de Estudos Económicos ZEW.
Os economistas antecipavam um aumento do indicador para 64 pontos, segundo as 40 estimativas compiladas pela agência noticiosa, o que consistiria num máximo de Fevereiro de 2006. A Alemanha está, em grande medida, dependente do mercado interno para crescer porque a maior parte da região da moeda única continua a debater-se com o desemprego elevado.
"Antecipamos uma recuperação generalizada da economia alemã, com um crescimento do produto interno bruto (PIB) ligeiramente mais forte do que no último trimestre", respondeu o responsável de análise económica do Commerzbank, Ralph Solveen, à agência noticiosa. “Estamos hesitantes em rever as previsões para o investimento porque a pressão dos salários [relativamente elevados] irá deteriorar as perspectivas das empresas”, acrescentou.