Notícia
Confiança dos investidores alemães cai pelo quarto mês consecutivo
O índice de confiança dos investidores alemães cai pelo quarto mês consecutivo em Abril, indicador que acentua os riscos de recuperação da maior economia da Europa.
O instituto alemão ZEW confirmou que a confiança dos investidores caiu para os 42,3 dos 46,6 pontos que tinham sido registados no mês de Março. Os economistas consultados pela agência Bloomberg previam um recuo menor que o confirmado pelo instituto: os 37 inquiridos estimavam que o índice ficasse nos 45 pontos.
Apesar de o banco central alemão ter afirmado que provavelmente a economia do país ia fortalecer-se no primeiro trimestre do ano, a confiança no mercado diminuiu e a actividade industrial desacelerou, prejudicada pela escalada da tensão na Ucrânia e pelo abrandamento da economia chinesa.
"Com o regresso das tensões na Ucrânia, a valorização do euro e o enfraquecimento das exportações chinesas, é fácil justificar esta queda na confiança dos investidores", explicou um economista do Westpac Banking à Bloomberg.
As empresas avaliam de forma cautelosa os riscos da escalada das sanções da União Europeia contra a Rússia após a anexação da Crimeia. A Alemanha e a Rússia partilharam em 2012 negócios no valor de 89 mil milhões de dólares (cerca de 64,3 mil milhões de euros).