Notícia
Confiança aumenta na Zona Euro
A expectativa em torno do Banco Central Europeu levou a uma melhoria do clima de confiança entre os empresários e consumidores da Zona Euro.
O índice de clima económico, que agrega o sentimento de confiança dos empresários e consumidores da Zona Euro, aumentou para 106,5 pontos, em Novembro, depois de em Outubro este indicador ter-se situado nos 106,4 pontos, revelou esta terça-feira, 29 de Novembro, a Comissão Europeia, citada pela Bloomberg.
Apesar das melhorias, a estimativa dos economistas consultados pela agência de informação americana apontava para uma média de 106,8 pontos.
A Bloomberg realça que a melhoria da confiança das famílias e das empresas resulta da expectativa em torno do Banco Central Europeu (BCE) e da política monetária, com o mercado a acreditar que a autoridade monetária vai prolongar o programa de compra de dívida.
A próxima reunião do BCE está agendada para 8 de Dezembro. Será aí que serão dadas indicações sobre o futuro da política monetária na Zona Euro, quatro dias depois do referendo em Itália, cujo resultado poderá ditar políticas diferentes.
Em Portugal, o INE revelou que a confiança dos consumidores aumentou nos dois últimos meses. Mas o indicador de clima económico, que traduz essencialmente as expectativas dos empresários, diminuiu, sobretudo por causa das expectativas na construção, comércio e serviços.