Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central aponta para contracção da economia nacional

O indicador de actividade económica divulgado pelo Banco de Portugal recuou para níveis negativos, em Julho, o que aponta para uma contracção da economia.

22 de Agosto de 2014 às 15:05
  • 68
  • ...

O indicador coincidente da actividade económica, divulgado pelo Banco de Portugal, recuou, em Julho para -0,3%, de acordo com os relatórios dos indicadores de conjuntura publicados esta sexta-feira, 22 de Agosto.

 

Este indicador tem vindo a dar mostras de abrandamento. Em Dezembro de 2013 atingiu o maior crescimento homólogo, de 0,7%, tendo verificado o mesmo crescimento no primeiro mês de 2014. Desde então a tendência tem sido de abrandamento constante, tendo, em Junho,    tido uma evolução nula.

 

Um mês depois o indicador da actividade económica volta a deteriorar-se, dando sinais de contracção da economia nacional.

 

Este indicador aumenta os receios em torno da economia nacional, num período em que a incerteza é elevada. Um dos factores de incerteza é o BES e o seu resgate. Por saber ainda está qual será o impacto para a economia nacional deste problema na banca nacional.

 

Os últimos referentes ao produto interno bruto (PIB) conhecidos referem-se ao segundo trimestre do ano. Com a economia a crescer 0,6% face aos três meses anteriores. Em comparação homóloga a economia continua a desacelerar, tendo crescido apenas 0,8%.

 

No documento divulgado hoje é também revelado que o indicador de consumo privado está a abrandar o ritmo de crescimento. Em Julho, o indicador cresceu 0,9%, depois de quatro meses consecutivos a crescer 1%.

 

(Notícia actualizada às 15h28 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal indicadores de conjuntura economia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio