Notícia
Investidores aplaudem retorno de antigo CEO da Nike. Ações chegaram a pular mais de 8%
Depois de quatro anos fora da companhia, o antigo CEO, Elliott Hill, vai voltar aos comandos da Nike em outubro. O atual presidente executivo, John Donahue, diz que "é a pessoa certa".
A Nike chegou a pular quase 9% esta sexta-feira, após ter anunciado o retorno do CEO, Elliott Hill, que até 2020 tinha passado 32 anos na empresa. O atual presidente executivo John Donahoe vai assim deixar o cargo após quatro anos.
Donahoe, que passou pelo eBay e pela consultora Bain, comandou a Nike desde janeiro de 2020. Foi inicialmente aplaudido pela forma como lidou com a pandemia e acelerou a transição para vendas diretas ao consumidor.
Só que mais recentemente a empresa tem estado a perder quota de mercado para outros competidores, como a On e a Hoka. Este cenário levou a companhia a reduzir o "guidance" anual em junho, levando a uma desvalorização significativa das ações.
A entrada de Elliott Hill foi imediatamente vista como positiva pelo mercado e levou os títulos da marca a valorizaram 8,67% para 88 dólares - o valor intradiário mais elevado desde 29 de setembro de 2023. A esta hora as ações seguem a somar 5,57% para 85,49 dólares.
"Ficou claro que era a altura certa para realizar uma mudança na liderança e o Elliott é a pessoa certa", disse o atual CEO. O antigo responsável pela empresa começou como estagiário antes de assumir cargos de chefia na secção de vendas e liderou as operações comerciais e de marketing.