Notícia
Actividade económica cresce ao ritmo mais rápido desde Março
Os indicadores de actividade económica e de consumo aceleraram, em Janeiro, mantendo assim a tendência de crescimento que se verificou no final do ano passado.
O indicador coincidente de actividade económica, do Banco de Portugal, aumentou em Janeiro 1,2%, o que corresponde à variação mais acentuada desde Março de 2016, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 17 de Fevereiro.
Já o indicador de consumo privado cresceu 2,5% no mês em análise. Este é o maior aumento do consumo desde Setembro de 2014.
Estes dados apontam para que a economia continue a trajectória de crescimento observada no final do ano passado.
Os últimos dados conhecidos referentes à evolução da economia foram divulgados esta semana, com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a reportar um aumento do produto interno bruto (PIB) de 1,9% no quarto trimestre do ano, o que compara com o aumento de 1,6% no trimestre anterior. Na totalidade do ano, a economia expandiu-se 1,4%.
Também hoje o INE anunciou dados que apontam para uma aceleração do crescimento. O indicador de actividade económica cresceu 1%, em Dezembro, tendo em conta a média móvel dos últimos três meses, revelou o instituto.