Notícia
Confiança dos empresários alemães aumenta em Setembro
Os receios em torno da economia chinesa não parecem estar a afectar as empresas alemãs. A confiança dos empresários continua a aumentar e supera mesmo as estimativas dos analistas.
O índice Ifo aumentou de 108,4 pontos para 108,5 pontos, em Setembro, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 24 de Setembro. A leitura do indicador superou a previsão dos economistas consultados pela Bloomberg que apontavam para um valor médio de 107,9 pontos.
Este dado aponta assim para que os receios em torno da China não estejam a afectar a actividade das empresas da maior economia europeia.
A Alemanha continua a crescer, com os últimos dados a mostrarem que o ritmo de expansão é o maior desde 2011 e o Bundesbank, o banco central do país, a prever que a procura interna deverá beneficiar do aumento dos salários e da queda dos preços da energia.
O Bundesbank antecipa que o produto interno bruto (PIB) alemã cresça 1,7% este ano.
Recorde-se que em Agosto os receios em torno do abrandamento da economia chinesa fizeram soar os alarmes um pouco por todo o mundo. No caso da Alemanha os receios foram maiores uma vez que a China é um dos seus principais parceiros comerciais. O medo de que a China registe uma travagem brusca em termos económicos mantém-se mas os indicadores relativos à Alemanha parecem mostrar que o impacto poderá ser limitado.