Notícia
WWF lança campanha em defesa de legislação europeia da água
A organização ambientalista internacional WWF inicia hoje uma campanha a incentivar os europeus a defenderem a directiva-quadro da água da União Europeia, em consulta pública até 4 de Março de 2019.
A campanha, em prol da protecção de todas as fontes de água da Europa, como rios e lagos, recorre à cerveja para avisar que a bebida pode ser "seca e suja" se um dos seus principais ingredientes, a água, não for de qualidade.
A iniciativa liderada pela World Wide Fund for Nature (WWF, Fundo Mundial para a Natureza) é lançada em mais de 20 países europeus, incluindo Portugal, onde é coordenada pela Associação Natureza Portugal e subscrita por outras organizações ambientalistas.
A directiva europeia da água está a ser avaliada, um processo que inclui a consulta dos europeus.
Em comunicado, a Associação Natureza Portugal refere que, ao abrigo da legislação, os Estados-Membros da União Europeia comprometeram-se em ter fontes de água de boa qualidade até 2027.
A associação salienta, citando um relatório de 2018 sobre o estado das águas europeias, que 60 por cento das "águas nacionais e da União Europeia "não são saudáveis", uma vez que os Estados-Membros "permitiram que fossem degradadas através das barragens e da agricultura insustentável".