Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clima: Casa Branca só decide no final do mês se fica ou sai do acordo de Paris

A Casa Branca informou esta terça-feira que qualquer decisão sobre a permanência ou retirada dos EUA do acordo de Paris de combate às alterações climáticas só vai ser tomada no final do mês.

Reuters
09 de Maio de 2017 às 21:27
  • ...

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, especificou que a decisão só vai ser tomada depois de Donald Trump regressar da cimeira do Grupo dos 7, que vai decorrer em Itália, nos dias 26 e 27 de Maio.

 

Trump tinha prometido em 29 de Abril que iria tomar "uma grande decisão" sobre o acordo de Paris "nas próximas duas semanas", prazo que terminava no próximo sábado, dia 13 de Maio.

 

Na Casa Branca, os grandes defensores da saída do acordo, segundo vários relatos da comunicação social, são o estratega chefe de Trump, Stephen Bannon, e o administrador da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt.

 

O compromisso dos EUA, assumido durante a Presidência de Barack Obama, foi de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa entre 26% e 28%, até 2025, com referência aos níveis registados em 2005.

 

O instrumento principal com que Obama tencionava cumprir o objectivo era a substituição das centrais elétricas alimentadas a carvão por outras alimentadas a gás natural e energias limpas.

 

Para Donald Trump, o aquecimento global não passa de um fenómeno natural. E, assim sendo, pouco sentido terão os pactos entre os países para lutar contra ele, como o histórico Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 estados e que entrou em vigor a 4 de Novembro de 2016 nos 103 que já o tinham ratificado.

 

Um desses países foi, precisamente, os Estados Unidos, mas Trump avisou que não pretendia dar continuidade à agenda ambiental de Obama. O Acordo de Paris, do qual disse não ser "grande fã", é para "cancelar", declarou durante a sua campanha às presidenciais do passado dia 8 de Novembro.

 

Mais tarde, assim que foi eleito, confirmou essa intenção quando anunciou as medidas para os primeiros 100 dias de mandato. E em finais de Abril disse então estar para breve a sua decisão.

 

O Acordo de Paris visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e conter o aquecimento global abaixo dos dois graus celsius.

Ver comentários
Saber mais Casa Branca Sean Spicer Donald Trump EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio