Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Luís de Freitas Branco: “A canção de protesto vai ganhar ainda mais força”

Em períodos de grande tensão, a música portuguesa reage e denuncia. Foi isso o que aconteceu há mais de cinquenta anos, sobretudo em 1971, o ano que mudou a música popular, diz Luís de Freitas Branco, autor do livro “A Revolução Antes da Revolução”. “Devemos ter uma visão muito mais ampla da música portuguesa nestes 50 anos de Abril. É também importante falar das mulheres do canto de intervenção, dos músicos africanos, do jazz e do rock”.
Lúcia Crespo e Bruno Colaço - Fotografia 19 de Abril de 2024 às 11:00

Em períodos de grande tensão, a música portuguesa reage e denuncia. É isso o que está a acontecer e foi isso o que aconteceu há mais de cinquenta anos, sobretudo em 1971, o ano que mudou a música popular. No Château d’Hérouville, nos subúrbios de Paris, eram gravados os álbuns icónicos de José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho. Mas a revolução acontecia também noutros territórios musicais, não raras vezes de costas voltadas entre si. A chamada música de intervenção assumia-se contra o dito nacional-cançonetismo, contra o folclore, mas também contra o rock - a "canção do consumismo". "Foram poucos os que ouviram as canções revolucionárias do Quarteto 1111, que poderia ter introduzido com sucesso o rock na nova conceção da música popular portuguesa. É um simples acaso o José Cid não ser um símbolo de Abril", diz Luís de Freitas Branco, autor do livro "A Revolução Antes da Revolução". "Devemos ter uma visão muito mais ampla da música portuguesa nestes 50 anos de Abril. É importante falar das mulheres do canto de intervenção, dos músicos africanos, do jazz e do rock", sublinha.

Ver comentários
Saber mais Luís de Freitas Branco 25 de Abril rock jazz José Afonso José Mário Branco Sérgio Godinho Quarteto 1111 José Cid Bonga Duo Ouro Negro Bonga Carlos Paredes Vilar de Mouros Adriano Correia de Oliveira Maria Teresa Horta Sheiks Conjunto Mistério Elton John Júlio Isidro Ary dos Santos Tonicha
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Publicidade
C•Studio