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Renault Mégane: Renovação completa

Nova identidade visual e mais tecnologia são algumas das principais novidades da terceira geração da gama Renault Mégane, que foi recentemente actualizada e já chegou à rede de concessionários da marca.

01 de Março de 2014 às 10:02
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Características


€23.900


Renault Megane Sport Tourer, Energy 1.2 TCe, Dynamique S


Motor: 4 cilindros, 16 válvulas, gasolina, injecção directa, turbocompressor,'start/stop'
Cilindrada: 1.197cc
Potência máx.: 130cv às 5.500rpm
Binário máx.: 205Nm às 2.000rpm
Transmissão: manual de 6 velocid.
Velocidade máxima: 200km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,7 seg.
Consumo urbano: 6,7 litros/100km
Consumo extra-urbano: 4,6 litros/100km
Consumo misto: 5,4- litros/100km
Emissões CO2: 124g/km (Euro V)
Preços gama Sports Tourer: Entre 23.900 e 30.600 euros

 

 

Nova identidade visual e mais tecnologia são algumas das principais novidades da terceira geração da gama Renault Mégane, que foi recentemente actualizada e já chegou à rede de concessionários da marca.


Líder do segmento durante vários anos, e por seis vezes um dos modelos mais vendido em Portugal, a versão renovada do Mégane está disponível em três variantes de carroçaria - coupé, berlina de cinco portas e carrinha -, e quatro níveis de equipamento -, Confort, Dynamique S, GT Line e Bose Edition. Os preços arrancam nos 22.800 euros. A versão mais potente, o Coupé RS, que utiliza um motor de 2.0 turbo com 265cv, custa 37.500 euros.


O que muda
Exteriormente, como acontece com outros modelos comercializados pela Renault, o Mégane adopta a nova identidade visual da marca, com a assinatura da equipa do "designer" Laurens van den Acker. Todas as variantes beneficiam de um novo pára-choques, novas grelhas de ventilação e um novo capot, que agora integra o símbolo da Renault, de maiores dimensões, sobre um fundo negro brilhante. As novas luzes diurnas horizontais, que se alongam sobre as laterais da carroçaria, conferem um ar mais moderno, distinto e dinâmico às diferentes silhuetas, que no entanto conservam a sua identidade própria. Na gama GT Line e RS há ainda novas molduras e novas máscaras nos grupos ópticos.


No habitáculo, praticamente nada muda, à excepção do novo sistema multimédia "R-Link", disponível em opção ou de série nas diferentes versões e segundo os vários níveis de acabamento, coupé-cabriolet excluído.


Integrado acima da consola central, o "R-Link" agrupa funções como a navegação por GPS (TomTom), rádio, telefone com Bluetooth e 'audiostreaming' e conectividade a leitores de música portáteis. Além disso, propõe igualmente serviços relacionados com o veículo e o acesso ao "R-Link Store", um vasto catálogo de aplicações (cerca de 50, segundo o país), que podem ser descarregadas desde o veículo. Entre outras coisas, o "R-Link" permite ver fotografias, ler "emails", navegar na Internet e até fazer estudos comparativos dos consumos. Todas as funções são controladas através de um grande ecrã táctil de 7 polegadas (18 cm, na diagonal), dos comandos no volante (áudio e telefone), de um "joystick" na consola central ou através da voz.


Incorporado no sistema "R-Link", a versão mais desportiva Mégane RS passa a ter disponível, também, a segunda geração do sistema de telemetria RS Monitor, exclusiva até agora do Mégane RS Red Bull Racing RB8.


De notar ainda o aparecimento na gama de um acabamento Bose, que constitui por si só um nível à parte. Inclui o sistema de som Bose com nove altifalantes, dois "surrounds", "subwoofer", ajuda ao arranque em subidas, parqueamento automático, cartão mãos livres e todos os equipamentos dos restantes níveis.


O "R-Link" é um opcional exclusivo das versões GT Line e Bose Edition e custa 490 euros.


Sob o capot
Nas motorizações, o Mégane está disponível com cinco blocos diferentes, três a Diesel e dois a gasolina. O destaque vai, contudo, para os novos Energy dCi 130 e Energy TCe 130.


Com 130cv potência e 320Nm de binário, o Diesel dCe 130 reivindica um consumo de 4,0 litros/100km e 104g/km de CO2. Entre outras tecnologias, incorpora "start/stop", recirculação de gases de escape em ciclo frio e sistema de multi-injecção, que permite optimizar a regeneração do filtro de partículas.


Por sua vez, o motor a gasolina TCe 130, inaugurado no Scénic, associa pela primeira vez a caixa automática EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embraiagem e seis velocidades. Consome 5,4 litros/100km.


O Mégane é ainda comercializado com os blocos 1.5 dCi de 95 e 110cv, duas unidades que primam pela suavidade, bons desempenhos e baixos custos de utilização.

 

 

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