Notícia
Novo Macan: Radicalmente Porsche
A Porsche acaba de lançar no mercado o novo Macan, um SUV compacto de características bem desportivas, que promete agitar as águas de um segmento cada vez mais disputado.
Características
€79.939*
Porsche Macan S Diesel
Motor: Gasóleo, 6 cilindros em V, 24 válvulas, injecção directa, turbo, dianteiro longitudinal, 'start/stop'
Cilindrada: 2.967cc
Potência máx.: 258cv às 4.000rpm
Binário máx.: 580Nm das 1.750 às 2.500rpm
Transmissão: automática de 7 vel. Velocidade máxima: 230km/h
Aceleração: 6,3 seg. dos 0 aos 100km/h ou 6,1 c/Sport Chrono
Consumo urbano: 6,7 litros/100km
Cons. extra-urbano: 5,7 litros/100km
Consumo misto: 6,3 litros/100km
Emissões CO2: 159g/km (Euro VI)
Nota: Valores de consumos e emissões com utilização de pneus todas as estações
*Ou €80.401 com jantes de 18" e pneus de Verão
A Porsche acaba de lançar no mercado o novo Macan, um SUV compacto de características bem desportivas, que promete agitar as águas de um segmento cada vez mais disputado. Mais pequeno que o seu "irmão" de gama Cayenne, o novo Macan é baseado na mesma plataforma do Audi Q5, com o qual partilha cerca de um terço dos componentes mecânicos, como é o caso do bloco V6 Diesel de 258cv. Tudo o resto é radicalmente Porsche.
No design, o Macan segue os mesmos códigos estilísticos dos restantes desportivos da marca. Como outros modelos da Porsche, tem entradas de ar grandes à frente em vez da tradicional grelha, um capot abrangente e uma linha de tejadilho inclinada, que lhe confere um ar elegante e desportivo. O portão traseiro de grandes dimensões é muito limpo e purista em detalhes, sobressaindo os farolins tridimensionais de tecnologia LED, com um desenho particular para ser reconhecido.
No interior, há muito espaço para passageiros e bagagens (entre os 500 e os 1.500 litros), mas sobretudo há muita qualidade, real e percebida, nos materiais e revestimentos. A consola central é herdada do Panamera e são utilizados outros detalhes característicos Porsche, como a chave à esquerda e os três contadores centrais. O volante é desportivo com pequenas adaptações do 918 Spyder e a posição de condução é mais baixa que a do Cayenne.
Potente e confortável
Muito potente, ágil e paradoxalmente muito confortável, como tivemos oportunidade de experimentar nos ensaios dinâmicos em estrada, no circuito de provas multifuncional (pista e "off-road") da Porsche, em Leipzig, o Macan vem equipado de série com caixa de velocidades PDK automática de embraiagem dupla desportiva de sete velocidades, sistema de tracção integral activa com um acoplamento de lamelas e embraiagem multidiscos de regulação electrónica, e um conjunto misto de pneus desportivos.
Do equipamento de série faz ainda parte o volante desportivo multifunções com patilhas para a troca manual de velocidades, jantes em liga leve de grandes dimensões, um sistema de áudio Burmester, assim como uma porta da bagageira com accionamento eléctrico.
Nos opcionais, o destaque vai para a suspensão pneumática, ou o Porsche Torque Vectoring Plus, uma distribuição variável do binário para as rodas traseiras, em combinação com um bloqueio do diferencial do eixo traseiro de regulação electrónica, e ainda a luz de máximos dinâmica, que adapta gradualmente o alcance dos faróis ao trânsito que segue à sua frente ou em sentido contrário.
Motores de seis cilindros
Nas motorizações, estão disponíveis nesta fase dois blocos a gasolina e um Diesel, todos de seis cilindros e turboalimentados.
A versão de entrada de gama é o Macan S, que está equipado com biturbo V6 de 3.0 litros com 340cv. Permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos com o pacote Sport Chrono opcional); a velocidade máxima é de 254km/h, o consumo situa-se entre os 9.0 e os 8.7 l/100 km, e as emissões de CO2 entre as 212 e as 204g/km. Custa 79.464 euros.
O Macan S Diesel é o mais económico da gama. O motor turbodiesel V6 de 3.0 litros de 258cv consome apenas 6,3 a 6,1 l/100 km, o que corresponde emissões de 164 a 159g/km. É um bloco de resposta rápida e muito silencioso em andamento. (ver características)
O mais potente é o Macan Turbo. Com um motor V6 com dupla sobrealimentação de 3.6 litros, utilizado pela primeira vez pela Porsche, oferece 400cv de potência e um binário de 550Nm disponível desde baixas rotações (1.350 a 4.500rpm). Cumpre os tradicionais 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, ou 4,6 segundos com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima é de 266 km/h e o consumo oscila entre os 9,2 a 8,9 l/100km. O preço de venda é de 106.126 euros.
Negócios em Leipzig, a convite da Porsche Iberica