Notícia
Ford Mondeo: Sofisticado
A quarta geração do Ford Mondeo reflecte a necessidade e a preocupação em conquistar um segmento de mercado exigente, onde a concorrência é muito forte, daí a evolução para elevados níveis de conforto e qualidade.
€39.328
Ford Mondeo Wagon Titanium 2.0 TDCi 150cv
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbodiesel, injecção directa, 'common rail', 'start/stop'
Cilindrada: 1.997cc
Potência máx.: 150cv às 3.500rpm
Binário: 350Nm 2.000-2.500rpm
Velocidade máxima: 210km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,4 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 5,1l/100km
Consumo extra-urbano: 4,1l/100km
Consumo combinado: 4,5l/100km
Emissões CO2: 112g/km (Euro V)
A quarta geração do Ford Mondeo reflecte a necessidade e a preocupação em conquistar um segmento de mercado exigente, onde a concorrência é muito forte, daí a evolução para elevados níveis de conforto e qualidade. Por outro lado, este novo Mondeo coloca-se entre os mais sofisticados da sua categoria pela tecnologia e níveis de equipamento, traduzidos em diversos elementos de informação, de ajuda à condução e de segurança, e onde a principal novidade, opcional, vai para os cintos insufláveis dos bancos traseiros.
O novo Ford Mondeo chama a atenção pela aparência exterior, impondo-se pela frescura das suas linhas, com destaque para a parte frontal e para grelha de grandes dimensões que sobressai pelo seu desenho a fazer lembrar um pouco a do Aston Martin.
No interior, surpreende a qualidade perceptível dos materiais, em geral, e a melhoria conseguida em matéria de insonorização do habitáculo, que se distingue por ser amplo, cómodo e com bastante espaço nos lugares traseiros.
Bagageira generosa
Outro dos atributos do novo modelo é a capacidade da mala, mais generosa na variante de cinco portas, atingindo os 541 litros com o pneu sobressalente de emergência ou 458l se for o normal. Ao contrário do habitual, a carrinha oferece um volume ligeiramente inferior - 500 litros ou 488l com pneu normal.
O desenho interior segue a tendência da moda, com uma significativa redução do número de botões, substituídos por funções disponíveis no ecrã táctil, que é de série em todas as versões, e que permite controlar deste o equipamento de som à navegação, passando pela climatização, telefone, etc.
No equipamento, o Mondeo propõe de série ou em opção o que de mais sofisticado e moderno existe no mercado, como sejam faróis adaptativos de LED, assistente de pré-colisão associado a detector de peões, controlo de velocidade adaptativo, controlo de ângulo cego, leitor de sinais de trânsito e estacionamento automático, em paralelo ou em espinha, entre outros.
Versão híbrida
Com menos 100kg do que o modelo anterior, mas mais comprido (9cm) e ligeiramente inferior em altura (2cm), o Mondeo vai estar à venda em três carroçarias distintas - quatro e cinco portas e carrinha -, e dois níveis de equipamento, Trend e Titanium. Na fase de lançamento, estão disponíveis no mercado nacional apenas três motorizações a gasóleo.
A maior novidade na gama é a nova versão híbrida na variante de quatro portas, que utiliza um grupo motopropulsor com 187cv de potência, formado por um bloco a gasolina de 2.0 litros (140cv) e um motor eléctrico.
A outra novidade é a introdução do novo motor a gasolina 1.5 EcoBoost de 150cv, bem como uma variante Diesel biturbo do 2.0 TDCi de 210cv.
Mais novidades estão reservadas só para Abril do próximo ano, quando o actual turbodiesel 1.6 TDCi (115cv) for substituído pelo novo 1.5 TDCi de 120cv, e for introduzida uma versão equipada com o motor a gasolina 1.0 EcoBoost de 125cv, bem como a caixa automática PowerShift de dupla embraiagem.
Nas estradas de Málaga ensaiámos o novo Mondeo, que mostrou estar à altura do que se espera de um modelo desta categoria, quer em comportamento dinâmico quer em conforto. Ainda que a versão equipada com o biturbo Diesel se tenha mostrado agradável de conduzir, foi o 1.5 EcoBoost que mais surpreendeu, pela desenvoltura e resposta pronta.
No mercado nacional, onde o Mondeo vai estar à venda a partir do início do ano (as pré-encomendas estão abertas), a gama articula-se em torno dos níveis Trend e Titanium e de três turbodiesel: 1.6 TDCi (115cv) e 2.0 TDCi (150 e 180cv), para as versões de cinco portas e carrinha. Os preços variam entre os €36.023 e os €40.140. O híbrido custa €33.886 e a carrinha, em média, cerca de mais mil euros.
Negócios em Málaga, a convite da Ford Lusitana