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Ford EcoSport

O EcoSport é a nova aposta da Ford para competir no disputado segmento dos pequenos utilitários-desportivos na Europa, cuja liderança é actualmente partilhada pelo Renault Captur e pelo Nissan Juke.

18 de Abril de 2014 às 10:01
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Características

 

€22.000*

 

Ford EcoSport 1.0 EcoBoost 125cv


Motor: Gasolina, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injecção directa de alta pressão, dianteiro longitudinal, ferro/alumínio, turbo, com sistema 'start/stop'
Cilindrada: 999cc
Potência: 125cv às 6.000rpm
Binário: 170Nm às 4.000rpm
Velocidade máxima: 180km/h
Aceleração 0-100km/h: 12,7 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 5 velocidades
Consumo urbano: 66,l/100km
Consumo extra-urbano: 4,7l/100km
Consumo combinado: 5,3l/100km
Emissões CO2: 125g/km (Euro VI)
*Preço indicativo

 


O EcoSport é a nova aposta da Ford para competir no disputado segmento dos pequenos utilitários-desportivos na Europa, cuja liderança é actualmente partilhada pelo Renault Captur e pelo Nissan Juke.


Representando 2% de quota de mercado, o segmento SUV (não-premium) manteve uma evolução positiva entre 2008 e 2011, alcançando quase 11 mil unidades vendidas, mas caiu em 2012. O ano de 2013 foi de recuperação, mas o número de modelos a disputar uma fatia do segmento também aumentou, o que leva os especialistas a projectar para os próximos cinco anos um crescimento de 90% das suas vendas.


Para não ficar fora deste "boom" e entrar rapidamente em competição, a Ford "importou" o conceito EcoSport, um veículo de pequenas dimensões introduzido pela primeira vez no Brasil em 2003, tendo sido responsável pelo surgimento do segmento no país, acumulando desde então mais de 770 mil unidades vendidas na região.


Depois de uma fase inicial de desenvolvimento para ser um modelo global (só não vai ser vendido nos Estados Unidos), o novo Ford EcoSport entrou depois em produção na Índia onde, à semelhança do Brasil e da Austrália, já está à venda. Na Europa, será lançado ao longo deste ano e em 2015, com algumas modificações e afinações específicas, tendo em conta as características das estradas e o modo de condução dos condutores europeus.


Oferta competitiva
A Portugal, onde se prepara para enfrentar a forte concorrência já instalada, o Ford EcoSport chega no final de Maio, com preços, ainda indicativos, entre os 20 mil e os 23 mil euros. A oferta é constituída por duas motorizações, Diesel e gasolina, um único nível de equipamento e uma opção.


O motor Diesel é o 1.5 TDCI de 112cv que alcança 6,3 litros/100km e emissões de CO2 de 149g/km. Está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. O gasolina é o premiado e uma vez mais convincente três cilindros EcoBoost de 1.0 litro e 125cv - Motor Internacional do Ano 2012 e 2013 -, que oferece um rendimento ao nível de um bloco tradicional de 1.6 litros, mas mais eficiente: 5,3 litros/100km e 125g/km de emissões de CO2. A caixa é manual de cinco velocidades.


O nível de equipamento Titanium inclui, entre outros, vidros eléctricos, ar condicionado automático, rádio CD-MP3- Aux-in e USB, computador de bordo, fecho centralizado, ABS mais ESP, jantes de liga leve de 16 polegadas, volante em pele, chave inteligente e barras de tejadilho.


O pacote opcional Titanium inclui as jantes de 17 polegadas, sensores de estacionamento, "cruise control", faróis e limpa vidros automáticos e o sistema de conectividade Ford Sync, com navegação, Bluetooth e selecção de música de dispositivos conectados.


Em resumo, o equipamento é completo, mas os materiais e a apresentação geral estão mais do lado do "low cost".


Referências de todo o terreno
Com um design elegante e prático, capô curto, uma destacada grelha frontal cromada, grupos ópticos angulares e uma tira de luzes diurnas em LED, o EcoSport mede apenas 3,99 metros de carroçaria. No entanto, a colocação da roda de socorro no exterior, no portão traseiro, leva-o para os 4,24mts.


Vantagem: há mais espaço na bagageira: 325 litros com todos os bancos no seu lugar. Desvantagem: torna-se difícil de estacionar e o portão de abertura lateral precisa de muito espaço para abrir.


Com uma boa distância ao solo (20cm), o EcoSport parece um todo-o-terreno mas não existe uma versão 4x4. As suas capacidades fora de estrada são, por isso, limitadas, apesar dos bons ângulos de ataque (25º), de saída (35º) e ventral (25º), que lhe permitem, por exemplo, passar com alguma cautela por zonas de água de baixa profundidade.

 


Negócios em Barcelona, a convite da Ford Lusitana

 

 

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