Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Ernst Götsch: “Podemos plantar água, também em Portugal, basta mudar as leis”

O agricultor e investigador Ernst Götsch nasceu na Suíça, vive no Brasil e é apontado como “pai da verdadeira revolução verde”. Diz que Portugal é um lugar privilegiado para cultivar – “vocês poderiam colher todos os meses! Poderiam colher o ano inteiro!” –, mas que a legislação está a obrigar os portugueses a criarem desertos.
Lúcia Crespo e Miguel Baltazar - Fotografia 25 de Novembro de 2022 às 11:00

Tem olhos de criança e parece um homem-planta. O agricultor e investigador Ernst Götsch nasceu na Suíça, vive no Brasil e é apontado como o "pai da verdadeira revolução verde". Criou o conceito de agricultura sintrópica, modelo que mimetiza o comportamento dos ecossistemas naturais. Alia a produção agrícola à regeneração da paisagem. Mistura espécies e joga com as sombras, criando florestas estratificadas - que conseguem "plantar água" e criar "rios voadores". Ao ouvir as suas palavras, entramos num mundo quase mágico. Ernst Götsch tem muito de sábio e de filósofo. Explica tudo, detalha os milímetros da chuva e os centímetros de terra necessários para (re)criar vida. Conversámos no Palácio Sinel de Cordes, sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que dedicou à "Terra" a sua 6.ª edição.


Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
ASSINE E TENHA ACESSO
A TODA A INFORMAÇÃO DO NEGÓCIOS.
  • A melhor experiência de utilização, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas preparadas pela redação;
  • Jornal diário em versão ePaper;
  • Acesso sem limites a todos os conteúdos, em 3 dispositivos;
  • Ofertas, convites e condições especiais de acesso a eventos promovidos pelo Negócios
  • Cancele a qualquer momento
Ver comentários
Saber mais Ernst Götsch água agricultura sintrópica Brasil seca Portugal Trienal de Arquitectura de Lisboa ecossistemas Lula Bolsonaro deserto México Arábia Saudita ICNF incêndios agricultores Chernobyl planeta Amazónia rewilding biodiversidade floresta Tao China Rússia Europa
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Assine e receba 25% do valor em Cartão Continente ASSINE JÁ
Publicidade
C•Studio