Notícia
BMW Série 4 Coupé: Desempenhos desportivos
O novo BMW Série 4 Coupé, substituto do Série 3 Coupé que a marca alemã deixou de produzir sob esta designação, já está a ser comercializado no mercado nacional. Os preços variam entre os 46.800 e os 69.400 euros.
Características
€46.800
BMW 420d (Série 4 Coupé) versão de entrada de gama
Motor: gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro longitudinal, alumínio, injecção directa, turbo, geometria variável, intercooler, com sistema 'start/stop'
Cilindrada: 1.995cc
Potência máx.: 184cv às 4.000rpm
Binário máx.: 380Nm às1.750-2.750rpm
Velocidade máxima: 240km/h
Aceleração 0-100km/h: 7,5 segundos
Transmissão: manual de 6 velocidades
Tracção: traseira
Consumo médio: 4,7 litros/100km
Consumo urbano: 5,8 litros/100km
Consumo extra-urbano: 4,1 litros/100km
Emissões CO2: 124g/km (Euro VI)
Preço com caixa automática: €48.571
O novo BMW Série 4 Coupé, substituto do Série 3 Coupé que a marca alemã deixou de produzir sob esta designação, já está a ser comercializado no mercado nacional. Os preços variam entre os 46.800 e os 69.400 euros.
Na fase de lançamento, estão disponíveis duas motorizações a gasolina - o 428i Coupé de quatro cilindros e 245cv e o 435i Coupé de seis cilindros e 306cv -, e um Diesel de quatro cilindros, o 420d Coupé com 184cv. Até final do ano, princípios de 2014, a gama será reforçada com mais duas versões a Diesel, a 430d Coupé com 258cv e a 435d Coupé com 313cv, e uma opção a gasolina mais acessível, a 420i Coupé de 184cv.
Todos os motores beneficiam do pacote de tecnologias BMW EfficientDynamics e apresentam bons desempenhos e baixos consumos. Exemplo disso é o 420d Coupé, cujas características indicamos na caixa ao lado.
De série, vêm equipados com caixa manual de seis velocidades e tracção às rodas traseiras, mas podem, opcionalmente, receber a caixa automática e o sistema de tracção integral xDrive da BMW, em algumas variantes. Os futuros 430d Coupé e do 435d Coupé trazem transmissão automática de oito velocidades.
435i: potente, ágil e preciso
Na apresentação internacional do novo modelo, conduzimos a versão 435i Coupé que, como se esperava, não desiludiu. Potente, mas com um funcionamento suave, responde com força e de forma rápida tanto nas acelerações como nas recuperações. Muito ágil, preciso na direcção e na trajectória e com um excelente comportamento dinâmico, garante uma condução emotiva que não deixará de agradar aos amantes de veículos desportivos.
Com 306cv de potência e um binário de 400Nm disponível numa larga faixa de rotações (1.200-5.000rpm), o 435i Coupé cumpre os tradicionais 0 aos 100km/h em apenas 5,4 segundos e atinge os 250km/h. Os consumos homologados pela marca situam-se nos 7,9 litros aos 100km/h, mas estes valores, como sempre, dependem do modo de condução de cada condutor.
Plataforma do Série 3 Coupé
Embora partilhe a mesma plataforma e muitos dos elementos mecânicos do anterior Série 3 Coupé, o novo Série 4 Coupé exibe maiores proporções e sofreu ajustes específicos no chassis e na suspensão. Mais comprido (4,64m) e mais largo (1,83m) que o Série 3 e com um tejadilho a lembrar o antigo Série 8, o novo modelo tem também uma maior distância entre eixos (2,81m, mais 50mm) e entre rodas. Com 445 litros de capacidade, a bagageira tem mais cinco litros que o anterior Série 3 Coupé, mas menos 35 litros que o Série 3 de quatro portas.
Em termos de "design" e apesar das semelhanças da silhueta coupé com o Série 3 Coupé, intencionais, segundo a BMW, o novo Série 4 Coupé oferece uma dianteira mais expressiva, com uma dupla grelha, uma grande entrada de ar e faróis redondos, que opcionalmente podem ser de tecnologia LED. Lateralmente, conta com entradas de ar atrás das cavas das rodas dianteiras, que contribuem para reduzir a resistência aerodinâmica.
No interior, o aspecto também é muito semelhante ao do Série 3 Coupé, apesar de traços mais desportivos e exclusivos na decoração, na ergonomia dos bancos e nas combinações dos materiais e revestimentos. Além do equipamento básico, a marca propõe três níveis de acabamento - Sport Line, Modern Line e Luxury - e um pacote desportivo M.
Do conjunto de novas tecnologias de apoio à condução, o novo modelo oferece, de série ou opcionalmente, entre outros, a mais recente geração do sistema iDrive com 'touch pad' e a nova geração do sistema de navegação Professional. E ainda: 'Head-Up-Display', que projecta a velocidade e outras informações no pára-brisas e o 'Driving Assistant Plus', que alerta o condutor quando existe o risco de atropelamento de um peão.