Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BMW i8: Futurista

Cinco anos depois da revelação no Salão de Frankfurt do primeiro protótipo do veículo de produção em série, o desportivo BMW i8, primeiro híbrido eléctrico recarregável da marca alemã

26 de Julho de 2014 às 11:01
  • ...

€138.000


BMW i8 Coupé versão base


Sistema de propulsão: 362cv de potência combinada
Motor de combustão: gasolina, 3 cil., 12 vál., turbo, injecção directa, traseiro transversal, start-stop
Cilindrada: 1.497cc
Potência máx.: 231cv às 5.800rpm
Binário máx.: 95Nm às 4.300rpm
Motor eléctrico: corrente alterna, dianteiro transversal,131cv, 250Nm
Velocidade máxima: 250km/h
Aceleração 0-100km/h: 4,4 seg.
Tracção: total
Transmissão: autom.- 6 velocidades
Consumo combinado: 2,1l/100km
Emissões CO2 (combinado): 49g/km (Euro VI)


Pacote de equipamento opcional
Pure Impulse: €16.745

 

 

Cinco anos depois da revelação no Salão de Frankfurt do primeiro protótipo do veículo de produção em série, o desportivo BMW i8, primeiro híbrido eléctrico recarregável da marca alemã, está finalmente em comercialização e já rola em algumas estradas europeias. Em Milão, onde se realizaram os ensaios dinâmicos do novo modelo, conduzimos o fascinante BMW i8, cujas linhas futuristas não deixam ninguém indiferente à sua passagem.


Coupé de 2+2 lugares, com duas enormes portas de abertura em borboleta e uma carroçaria invulgarmente baixa (1,30m de altura), esguia e muito modelada, tudo em prol da aerodinâmica (Cx de 0,26, segundo o construtor), o novo i8 quebra os tradicionais códigos estilísticos e mais parece um veículo saído de um filme de ciência-ficção.


Com 362cv de potência combinada (motor eléctrico e motor a gasolina), o i8 é também único no seu género em matéria de desempenhos, que rivalizam com os dos melhores desportivos no mercado (4,4 segundos dos 0 aos 100km/h e 250km/h de velocidade máxima). Em contrapartida, oferece baixos níveis de emissões de CO2 (49g/km) e um consumo médio de 2,1 litros/100km.


No mercado nacional, a versão-base do i8 custa 138 mil euros e a mais equipada, dotada de vários opcionais, pode chegar aos 157 mil euros. O mais difícil, no entanto, é conseguir adquirir um exemplar, já que o i8 está esgotado. De acordo com a BMW, as primeiras 12 unidades atribuídas a Portugal estão vendidas.


Tecnologicamente evoluído
Construído em alumínio e em fibra de carbono e com um peso total de 1.485 quilos, o BMW i8 é, tecnicamente, um verdadeiro concentrado de tecnologia.


Dispõe de um motor a gasolina de três cilindros de 1,5 litros, utilizado também na última geração do Mini, mas que aqui debita uma potência recorde de 231cv graças a um potente turbocompressor. Colocado em posição central traseira, está acoplado ao eixo traseiro através de uma caixa automática de seis velocidades.


Por sua vez, um motor eléctrico de 131cv, instalado na parte dianteira, faz movimentar as rodas da frente através de uma caixa automática de duas relações. Este motor funciona na fase de arranque e oferece um acréscimo de binário sempre que solicitado.


De resto, disponibiliza três modos de funcionamento específicos. Em modo "eDrive", o i8 utiliza apenas o motor eléctrico. Com um binário de 250Nm, é muito rápido e silencioso a chegar aos 120km e a sua autonomia pode ir até 35km, dependendo do estilo de condução de cada condutor. As baterias de iões de lítio com capacidade de 7,1kWh podem ser recarregadas a 80% em apenas duas horas num posto de carga apropriado, ou em 3h30 numa clássica tomada doméstica.


Em modo "Comfort", o motor a combustão entra em acção de forma muito discreta e com um mínimo de ruído, reforçando a autonomia para cerca de 500 quilómetros.


Movendo o selector de mudanças de "D" para "S", o i8 entra no modo "Sport" e os dois motores passam a funcionar em simultâneo, oferecendo o máximo de potência e uma sonoridade profunda e rouca que reforça o prazer de condução. A suspensão e a direcção adaptam-se às novas condições de condução e a cor da instrumentação muda para vermelho.


Interior sofisticado
O habitáculo apresenta um aspecto moderno, luminoso e sofisticado, embora muitos dos comandos sejam idênticos aos de outros BMW. A posição de condução é baixa e os lugares da frente são espaçosos, por oposição aos dois da retaguarda onde não cabem adultos. A capacidade da bagageira é de 154 litros.


Apesar do equipamento-base muito completo, a marca propõe o pacote opcional exclusivo "Pure Impulse" que inclui faróis de LED e vários sistemas de apoio à condução. Mais tarde, chegarão os faróis de laser.

 


Negócios em Milão, a convite da BMW Portugal

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio