Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alfredo Teixeira: Continuamos a ser um país com uma escassa diversidade religiosa

O antropólogo Alfredo Teixeira escreveu o ensaio “Religião na Sociedade Portuguesa”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. As transformações religiosas, que se revelam em particular na Área Metropolitana de Lisboa, refletem o fenómeno da globalização que trouxe fluxos de pessoas com diferentes culturas e religiões. Mas na sociedade portuguesa houve uma “descatolicização” desde os anos 1960, diz o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Ainda assim, há 80% de portugueses que se identificam como católicos. E, em geral, são tolerantes com as outras confissões religiosas. O verdadeiro momento em que houve um choque religioso, defende, foi quando a Igreja Universal do Reino de Deus entrou em Portugal.

Miguel Baltazar
  • Partilhar artigo
  • ...

Ser português é sinónimo de ser católico?

Não. Essa expressão tem um fundo ideológico que já não se concretiza. Quando dizíamos isso, estávamos a falar de uma construção da identidade coletiva nacional, na qual a dimensão católica era um aspeto fundamental.

Ver comentários
Saber mais Alfredo Teixeira FFMS ensaio Religião na Sociedade Portuguesa Área Metropolitana de Lisboa globalização Igreja Católica Islão Testemunhas de Jeová IURD evangélicos budistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio